Lógica Computacional
(cod.14336 & 14775 )

Departamento de Informática
Universidade da Beira Interior


Three logicians walk into a bar. The bartender says
“Do you all want something to drink?”
The first logicians says “I don’t know.”
The second logician says “I don’t know.”
The third logician says “Yes.”


Figure 1: from logicomix

 
 

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1 Novidades

Contents

2 Docentes

Como colocar uma dúvida à equipa docente da Unidade Curricular?

  1. Tirar proveito do Grupo Teams da UC e colocar a dúvida no canal adequado - método preferido!
  2. Comparecer nas aulas e colocá-la directamente ao docente.
  3. Comparecer no horário de atendimento do regente e colocá-la directamente.
  4. enviar um email ao regente (desousaUUU@UUUdi.ubi.pt, (retire os UUU) ) com o assunto "LC: XXXX" em que XXX é o título da dúvida em questão. Qualquer outro formato no assunto arrisca condenar o email ao esquecimento.

3 Objectivos

Esta disciplina apresenta as principais conceitos da Lógica, na sua vertente computacional, i.e. acompanhados dos algoritmos e das técnicas computacionais que permitam o seu uso num contexto de engenharia informática.

Competências da UC ou Resultados da Aprendizagem.

Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar corretamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Engenharia Informática.

3.1 Agradecimentos

O regente da disciplina gostaria de agradecer ao Professor Doutor António Ravarra (DI-FCT-UNL- NOVA-LINCS) por lhe ter facultado a sebenta de Lógica Computacional de que é autor e por lhe permitido um uso livre e intensivo desta última.

4 Programa

5 Critérios de Avaliação

5.1 Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas

Por fim a avaliar as competências adquiridas, as actividades de Ensino-Aprendizagem avaliarão tanto a compreensão dos conceitos teóricos expostos como a capacidade em por estes em prática.

Assim, a avaliação será constituída por uma componente teórica e por uma componente prática

Fraudes

A equipa docente realça que qualquer tipo de fraude em qualquer dos itens desta disciplina implica a reprovação automática do aluno faltoso, podendo ainda vir a ser este alvo de processo disciplinar.

Listamos a seguir as diferentes componentes da avaliação.

5.2 Componente Prática

5.3 Componente Teórica

A avaliação da componente teórica consiste numa frequência (ver secção 6 para conhecer a data prevista da frequência).

Da avaliação desta prova resulta a Nota da Componente Teórica (NCT, 20 valores).

5.4 Concessão de Frequência e Avaliação Contínua

O parâmetro de "Frequência" atribuído no final desta unidade curricular traduz, no contexto da avaliação contínua, o "aproveitamento mínimo" do estudante ao longo do processo de ensino-aprendizagem no final das actividades de contacto.

Considera-se que o estudante demonstrou ter adquirido o grau de conhecimentos mínimos (durante o processo de aprendizagem ao longo das actividades lectivas) quando este demonstrou as mínimas competências nas componentes avaliadas.
 

É assim concedido Frequência ao aluno que defendeu com sucesso pelo menos um dos dois exercícios da componente prática e que entregou a prova escrita da frequência.

Avaliação contínua quantitativa

No caso de “Frequência” (i.e. NCP ≥ 6 valores (em 20)), a avaliação quantitativa, designada aqui de Nota da Avaliação Contínua (NAC), é determinada da seguinte forma:

NAC=
componente prática (NCP) × 0.8 +   componente teórica (NCT) × 1.2
2

5.5 Avaliação por Exame

A nota da prova escrita do exame substituirá a nota da componente teórica da Avaliação Contínua. Em consequência, a Nota da Avaliação por Exame segue o mesmo cálculo que a Nota da Avaliação Contínua.

6 Datas Importantes

7 Atendimento

Por marcação (por email) ou

HorárioDocente
segunda-feira das 16h00 às 18h00 S. Melo de Sousa

8 Material Pedagógico e Funcionamento da Disciplina

Os Apontamentos serão atempadamente disponibilizados nas aulas e por meios electrónicos. É esperado e assumido que o aluno tenha lido os acetatos referentes ao capítulo em curso antes das aulas teóricas.

Teóricas

   aula inaugural - O que é a lógica?

     

Lógica Computacional

 

Aula 1 - Apresentação

Aula 2 - Sintaxe da Lógica Proposicional

 

(Regra geral: cada conjunto de acetatos (aula) seguinte corresponde a uma hora teórica)

Aula 4 Semântica da Lógica Proposicional

Aula 5 Semântica da Lógica Proposicional

Aula 6 Semântica da Lógica Proposicional

Aula 7 Semântica da Lógica Proposicional

Aula 8 Formas Normais e Forma Normal Conjunctiva

Aula 9 Algoritmo de conversão para a Formal Normal Conjunctiva

Aula 10 Algoritmo de Horn

Aula 11 Resolução para a Lógica Proposocional

Aula 12 Estratégias de Resolução

Aula 13 Dedução Natural para a Lógica Proposicional (Complemento: Formulário para a Dedução Natural)

Aula 14 Dedução Natural para a Lógica Proposicional

Aula 15 Sintaxe da Lógica de Primeira Ordem

Aula 16 Sintaxe da Lógica de Primeira Ordem

Aula 17 Semântica da Lógica de Primeira Ordem

Aula 18 Leis da Lógica de Primeira Ordem

Aula 19 Forma Normal Prenex

Aula 20 Forma Normal de Skolem e Unificação

Aula 21 Resolução em Lógica de Primeira Ordem

Aula 22 Dedução Natural em Lógica de Primeira Ordem (complemento: formulário extendido para a dedução natural para a Lógica de Primeira Ordem)

Aula 23 Dedução Natural em Lógica de Primeira Ordem

Práticas

Computação simbólica e Programação: consultar a página seguinte (link)

Ficha Técnicas Matemáticas de Demonstração (da UC Teoria de Computação)

(Regra geral: cada ficha prática seguinte corresponde a uma hora de aulas práticas)

Ficha prática 1

Ficha Prática 2

Ficha Prática 3

Ficha Prática 4

Ficha Prática 5

Ficha Prática 6-7

Ficha Prática 8

Ficha Prática 9

Ficha Prática 10

Ficha Prática 11

Ficha Prática 12

Ficha Prática 13

Ficha Prática 14

Ficha Prática 15

Ficha Prática 16

Ficha Prática 17

Ficha Prática 18

Ficha Prática 19

Ficha Prática 20

Ficha Prática 21

Ficha Prática 22

Ficha Prática 23

Ficha Prática 24

 

Trabalhos Práticos

Problema A: Por definir

Problema B: Por definir

Complementos pedagógicos

Resolução da frequência 2016-2017 (aqui)

9 Bibliografia Principal

As referencias principais são:

Utilizaremos ocasionalmente as referências:



Enviar comentários e dúvidas para (retire os UUU) : desousaUUU@UUUdi.ubi.pt


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