Computação Gráfica

Computação Gráfica

2019-2020

Abel Gomes
Associate Professor
Gab. 3.26, Fase VI
Departamento of Informática
Universidade da Beira Interior
6200-001 Covilhã
PORTUGAL

agomes@di.ubi.pt
tel: +351 275 319 891
fax: +351 275 319 899
Bibliography

AVISOS:

--- (June 9, 2020)
Avaliação final das turmas PL1 e PL2 no final desta página.
--- (May 8, 2020)
Avaliação da 1ª volta das turmas PL1 e PL2 no final desta página.
--- (May 6, 2020)
T10: GLSL Shaders.
--- (May 1, 2020)
Na próxima aula prática, os exercícios sujeitos a avaliação são todos os da folha P06.
--- (April. 23, 2020)
Na próxima aula prática, os exercícios da folha P05 sujeitos a avaliação são os seguintes: 1, 8, 9, 10, 11 e 12.
--- (April. 15, 2020)
Na próxima aula prática, os exercícios sujeitos a avaliação são todos os da folha P05.
--- (April. 11, 2020)
Na próxima aula prática, os exercícios sujeitos a avaliação são todos os da folha P04.
--- (Mar. 28, 2020)
Na próxima aula prática, os exercícios sujeitos a avaliação são todos os da folha P03.
--- (Mar. 21, 2020)
Na próxima aula prática, os exercícios sujeitos a avaliação são os seguintes:
P01: Programming Exercises 4 and 5
P02: Programming Exercises 1, 2 , 3 and 4.
--- (Mar. 16, 2020)
PLANO DE CONTIGÊNCIA:
- A partir da próxima semana, as aulas serão realizadas em streaming ou disponibilizadas em vídeo.
- Haverá também textos escritos que servirão de apoio às aulas.
- Os testes realizar-se-ão online. O primeiro teste fica adiado para data a combinar mais tarde.
- Os alunos terão de enviar os seus emails ao docente para facilitar a comunicação com o docente (mosqueteer@gmail.com).
- A avaliação semanal de 3 alunos decorrerá como previsto, mas com apresentação de ambiente de aula online.
- Em princípio usaremos o sistema de streaming e recording twicth + obs. O docente fornecerá detalhes adicionais mais tarde.
-- (Mar. 12, 2020)
1st Test: T01-04 and LAB.01
--- (Mar. 10-11, 2020)
T05: 3D Projections and Scenes.
T04: Windows and Viewports.
P03: LAB.01: Solving problems and programming graphics applications.
--- (Mar. 3-4, 2020)
T03: Affine Transformations.
P02: LAB.01: Getting started with OpenGL and GLFW.
--- (Fev. 25-26, 2020)
T02: Geometry Basics.
T01: Raster imaging.
P01: LAB.01: Getting started with OpenGL and GLFW.
--- (Fev. 19, 2020)
Course starts off. Planning of teaching-learning process.

Goals and Objectives

The general objectives of this course unit are: Regarding the specific objectives of this course unit, after the learning process, students should be able at least to:

Theoreticals

Practicals

Bibliography

  1. João Madeiras Pereira, João Brisson, António Coelho, Alfredo Ferreira, and Mário Rui Gomes. Introdução à Computação Gráfica. FCA, 2018.
  2. J. Foley, A. van Dam, S. Feiner, J. Hughes. Computer Graphics: Principles and Practice (2nd edition in C). Addison-Wesley Publ. Company, 1996.
  3. D. Salomon. Computer Graphics and Geometric Modeling. Springer-Verlag, 1999.
  4. J. Gomes e L. Velho. Image Processing for Computer Graphics. Springer-Verlag, 1997.
  5. R. Wright Jr. e M. Sweet. OpenGL SuperBible.. Waite Group Press, 2000.
  6. D. Schreiner, M. Woo, J. Neider e T. Davis. OpenGL Programming Guide. Addison-Wesley Publ. Company, 2003.
  7. D. Schreiner. OpenGL Reference Manual.. Addison-Wesley Professional, 2004.

Assessment

Regras Gerais de Avaliação:

Projects

Propostas de Projeto:

Critérios de avalição do projeto (por uma questão de transparência):

Gestão do projeto (critério 1):

Parte técnica (critério 2):

Funcionalidades extra (critério 3):

Relatório (critério 4):

Project Report Templates:

Installing Modern OpenGL 3.0+

OpenGL Tutorials

The individual learning work carried out by the student at home should be based on tutorials, in particular the following: Other relevant tutorials can be found at:

More Web Info Spots

Instructors

Office hours:

Grading



Last Update June 9, 2020