Universidade da Beira Interior

 Multimedia I

  UC do 1º Ciclo em Informática Web. Link no site da UBI

  Ano lectivo: 2021/22

 

 

  Objectivos:

Nesta UC pretende-se que o estudante aprenda os fundamentos sobre os seguintes temas: multimédia; digitalização; representação de dados multimédia; cor e codificação da cor; imagem digital; representação de imagens digitais; representação de som digital; representação de vídeo digital. No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de compreender e explicar os fundamentos dos processos envolvidos na representação informática de elementos multimédia como textos, imagens, som e vídeo.

 

  Programa:

1 Introdução ao multimédia.

2 Representação digital de dados multimédia.

3 Técnicas de compressão de dados.

4 Cor e codificação da cor.

5 A imagem digital - Formatos de ficheiros e compressão.

6 O vídeo digital Formatos de ficheiros e compressão.

7 O som digital Formatos de ficheiros e compressão.

8 Perspectivas futuras.

 

  Critérios de avaliação:

  Fase de aprendizagem:

·  A UC será avaliada com nota de 0 a 20.

·  Notas iguais ou superiores a 10 são suficientes para obter nota final positiva (que será igual à nota obtida nesta fase de aprendizagem).

·  A avaliação desta fase será dividida numa componente teórica, com 10 valores, a serem avaliados a partir de um teste escrito (“frequencia”), e numa componente de trabalhos de grupo, avaliada até 10 valores.

·  A partir da segunda falta (inclusive), as faltas não justificadas às aulas descontam 0.2 valores à nota final.

·  O teste de "frequência" está marcado para o dia 18 de Janeiro de 2021 (Terça-Feira), às 09:15 h.

  Obtenção de frequência (possibilidade de ir aos exames):

·  É preciso ter 6 (em 20) na Fase de aprendizagem.

  Exames:

·  As provas de exame (todas as épocas) permitem substituir os resultados do teste teórico da fase de aprendizagem (tendo portanto a mesma avaliação maxima, e o mesmo peso na classificação de 0 a 20 da UC).

·  A nota final da disciplina, obtida por exame, é a soma da classificação das aulas (trabalhos de grupo, praticos e teorico-praticos) e das provas escritas de Exame.

 

  Referências:

Sebenta:  Tecnologias Multimedia Manuela Pereira, 2005.

Bibliografia secundária:

·     Multimédia e Tecnologias Interactivas, Nuno Ribeiro, FCA Editora de Informática, Lda.

·     Tecnologias de Compressão Multimédia, Nuno Ribeiro e José Torres, FCA Editora de Informática, 2009.

·     Multimédia: Les Fondamentaux, Ion Roxin, Daniel Mercier, Vuibert.

·     Compression D'Image, Algorithmes et standards, Éric Incerti, Vuibert.

·     Multimedia: Computing, Communications & Applications, R. Steinmet, and K. Nahrstedt, Prentice Hall, 1995. (ISBN: 0133244350)

·     Multimedia Fundamentals: Volume 1, Media Coding and Content Processing, 2nd Edition, R. Steinmetz, K. Nahrstedt, Prentice Hall, 2002. (ISBN: 0130313998)

Notas:

O essencial do estudo desta disciplina pode ser realizado a partir de recursos livremente disponíveis online, na Internet, onde podem ser facilmente encontrados inúmeros sites com informação útil. Alguns deles serão indicados nas aulas.

Recomenda-se a realização de apontamentos, mesmo que sumários, da matéria apresentada nas aulas teóricas.

 

  Trabalhos práticos e teórico-práticos:

Trabalho 1:

Contruir uma listagem dos principais tipos de ficheiros utilizados para armazenamento de textos, de imagens estáticas, de som, e de video.

Para cada um dos tipos de ficheiro, deve ser incluida uma curta descrição das suas caracteristicas principais.

Como exemplo destas caracteristicas podem considerar-se:

·     dimensão relativa (em relação ao conteudo util);

·     se esse tipo de ficheiro inclui compressão ou não;

·     se apresenta perda de informação ou não;

·     se é um formato aberto ou proprietário;

·     qual é grau de utilização actual desse tipo de ficheiro;

·     qual foi a data de lançamento ou de inicio de utilização, etc..

O trabalho deverá ser entregue através do envio por email, em formato PDF, nas aulas de 9 e de 12 de Novembro de 2021 (para as turmas de Terça e Sexta), e deverá ter a extensão máxima de 4 paginas A4, incluindo a capa.

Os elementos constituintes de cada grupo prático devem identificar-se (com número de aluno e nome) na primeira página.

Trabalho 2:

Existem duas hipoteses alternativas. Cada grupo pode escolher a hipotese que preferir.

O trabalho deverá ser apresentado ao docente e aos restantes elementos de cada turma prática numa apresentação de 15 minutos, em PDF ou Powerpoint, a apresentar numa das duas ultimas aulas práticas da semestre.

Trabalho 2 - Hipotese 1:

Construir uma imagem de 15 por 15 pixeis (225 pixeis no total), usando as células de uma folha de cálculo de Excel, de forma a representar um veículo reconhecivel. Cada pixel da imagem (ou seja, cada célula da folha de Excel, na zona de 15x15 células usada para representar a imagem) deve ser preenchido com a cor desejada, representando informação RGB com valores inteiros de 0 a 255.

Uma vez construida esta imagem, deve usar-se a informação RGB de cada pixel para construir um ficheiro BMP válido, que represente exactamente a mesma imagem de 15x15 pixeis, e possa ser visualizado em programas standard de visualização de imagens.

Os recursos necessários para realizar este trabalho serão indicados e explicados nas aulas, mas envolvem o Excel da Microsoft (disponivel nos PCs da sala das aulas práticas), um editor, gratuito e de utilização livre, de ficheiros binários, capaz de permitir a edição de ficheiros byte a byte, usando representação hexadecimal, e um programa, gratuito e de utilização livre, de visualização de imagens.

Para explicação detalhada dos possiveis formatos válidos dos ficheiros BMP, sugere-se utilizar a entrada da Wikipedia sobre este tipo de ficheiros, mas existem multiplas boas fontes sobre o assunto livremente disponíveis na Web.

Trabalho 2 - Hipotese 2:

Construir um pequeno programa capaz de codificar texto e de o armazenar num ficheiro, e tambem de abrir ficheiros de texto desse tipo, mostrando ao utilizador o texto armazenado.

Os recursos necessários para realizar este trabalho serão indicados e explicados nas aulas, mas a base será o Excel da Microsoft (disponivel nos PCs da sala das aulas práticas), e a sua linguagem de programação associada, o VBA.

Será valorizada a realização de compressão no armazenamento do ficheiro.

O código desenvolvido deverá ser da autoria do grupo prático responsável pelo trabalho e será indispensável que o grupo consiga explicar em detalhe o funcionamento do seu código.