Universidade da Beira Interior
Multimedia I
UC do 1º Ciclo em Informática Web. Link no site
da UBI
Ano lectivo: 2021/22
Objectivos:
Nesta UC pretende-se que o estudante aprenda os
fundamentos sobre os seguintes temas: multimédia; digitalização; representação
de dados multimédia; cor e codificação da cor; imagem digital; representação de
imagens digitais; representação de som digital; representação de vídeo digital.
No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de compreender e
explicar os fundamentos dos processos envolvidos na representação informática
de elementos multimédia como textos, imagens, som e vídeo.
Programa:
1 Introdução ao multimédia.
2 Representação digital de dados multimédia.
3 Técnicas de compressão de dados.
4 Cor e codificação da cor.
5 A imagem digital - Formatos de ficheiros e compressão.
6 O vídeo digital Formatos de ficheiros e compressão.
7 O som digital Formatos de ficheiros e compressão.
8 Perspectivas futuras.
Critérios de
avaliação:
Fase
de aprendizagem:
· A UC será avaliada com nota de 0 a 20.
· Notas iguais ou superiores a 10 são suficientes para
obter nota final positiva (que será igual à nota obtida nesta fase de
aprendizagem).
· A avaliação desta fase será dividida numa componente
teórica, com 10 valores, a serem avaliados a partir de um teste escrito
(“frequencia”), e numa componente de trabalhos de grupo, avaliada até 10
valores.
· A partir da segunda falta (inclusive), as faltas não
justificadas às aulas descontam 0.2 valores à nota final.
· O teste de "frequência" está marcado para o dia
18 de Janeiro de 2021 (Terça-Feira), às 09:15 h.
Obtenção
de frequência (possibilidade de ir aos exames):
· É preciso ter 6 (em 20) na Fase de aprendizagem.
Exames:
· As provas de exame (todas as épocas) permitem substituir
os resultados do teste teórico da fase de aprendizagem (tendo portanto a mesma
avaliação maxima, e o mesmo peso na classificação de 0 a 20 da UC).
· A nota final da disciplina, obtida por exame, é a soma da
classificação das aulas (trabalhos de grupo, praticos e teorico-praticos) e das
provas escritas de Exame.
Referências:
Sebenta: Tecnologias
Multimedia Manuela Pereira, 2005.
Bibliografia
secundária:
· Multimédia e Tecnologias Interactivas, Nuno Ribeiro, FCA Editora de
Informática, Lda.
· Tecnologias de Compressão Multimédia, Nuno Ribeiro e José Torres, FCA
Editora de Informática, 2009.
· Multimédia: Les Fondamentaux, Ion Roxin, Daniel Mercier, Vuibert.
· Compression D'Image, Algorithmes et standards, Éric Incerti, Vuibert.
· Multimedia: Computing, Communications & Applications, R. Steinmet, and K. Nahrstedt, Prentice Hall, 1995. (ISBN: 0133244350)
· Multimedia Fundamentals: Volume 1, Media
Coding and Content Processing, 2nd Edition, R. Steinmetz, K. Nahrstedt, Prentice Hall, 2002. (ISBN:
0130313998)
Notas:
O
essencial do estudo desta disciplina pode ser realizado a partir de recursos
livremente disponíveis online, na Internet, onde podem ser facilmente
encontrados inúmeros sites com informação útil. Alguns deles serão indicados
nas aulas.
Recomenda-se
a realização de apontamentos, mesmo que sumários, da matéria apresentada nas
aulas teóricas.
Trabalhos práticos e teórico-práticos:
Trabalho 1:
Contruir uma listagem dos principais tipos de ficheiros utilizados para
armazenamento de textos, de imagens estáticas, de som, e de video.
Para cada um dos tipos de ficheiro, deve ser incluida uma curta descrição
das suas caracteristicas principais.
Como exemplo destas caracteristicas podem considerar-se:
· dimensão relativa (em
relação ao conteudo util);
· se esse tipo de ficheiro
inclui compressão ou não;
· se apresenta perda de
informação ou não;
· se é um formato aberto ou
proprietário;
· qual é grau de utilização
actual desse tipo de ficheiro;
· qual foi a data de
lançamento ou de inicio de utilização, etc..
O trabalho deverá ser entregue através do envio por email, em formato PDF,
nas aulas de 9 e de 12 de Novembro de 2021 (para as turmas de Terça e Sexta), e
deverá ter a extensão máxima de 4 paginas A4, incluindo a capa.
Os elementos constituintes de cada grupo prático devem identificar-se (com
número de aluno e nome) na primeira página.
Trabalho
2:
Existem duas
hipoteses alternativas. Cada grupo pode escolher a hipotese que preferir.
O trabalho
deverá ser apresentado ao docente e aos restantes elementos de cada turma
prática numa apresentação de 15 minutos, em PDF ou Powerpoint, a apresentar
numa das duas ultimas aulas práticas da semestre.
Trabalho 2 -
Hipotese 1:
Construir
uma imagem de 15 por 15 pixeis (225 pixeis no total), usando as células de uma
folha de cálculo de Excel, de forma a representar um veículo reconhecivel. Cada
pixel da imagem (ou seja, cada célula da folha de Excel, na zona de 15x15
células usada para representar a imagem) deve ser preenchido com a cor
desejada, representando informação RGB com valores inteiros de 0 a 255.
Uma vez
construida esta imagem, deve usar-se a informação RGB de cada pixel para
construir um ficheiro BMP válido, que represente exactamente a mesma imagem de
15x15 pixeis, e possa ser visualizado em programas standard de visualização de
imagens.
Os recursos
necessários para realizar este trabalho serão indicados e explicados nas aulas,
mas envolvem o Excel da Microsoft (disponivel nos PCs da sala das aulas
práticas), um editor, gratuito e de utilização livre, de ficheiros binários,
capaz de permitir a edição de ficheiros byte a byte, usando representação hexadecimal,
e um programa, gratuito e de utilização livre, de visualização de imagens.
Para
explicação detalhada dos possiveis formatos válidos dos ficheiros BMP,
sugere-se utilizar a entrada da Wikipedia sobre este tipo de ficheiros, mas
existem multiplas boas fontes sobre o assunto livremente disponíveis na Web.
Trabalho 2 -
Hipotese 2:
Construir um
pequeno programa capaz de codificar texto e de o armazenar num ficheiro, e
tambem de abrir ficheiros de texto desse tipo, mostrando ao utilizador o texto
armazenado.
Os recursos
necessários para realizar este trabalho serão indicados e explicados nas aulas,
mas a base será o Excel da Microsoft (disponivel nos PCs da sala das aulas
práticas), e a sua linguagem de programação associada, o VBA.
Será
valorizada a realização de compressão no armazenamento do ficheiro.
O código
desenvolvido deverá ser da autoria do grupo prático responsável pelo trabalho e
será indispensável que o grupo consiga explicar em detalhe o funcionamento do
seu código.