Docente: Pedro
Araújo (teóricas + práticas)
Horário
| Objetivos | Programa | Apoio | Avaliação | Utilitários | Classificações
Qualquer contacto com o docente deverá ser feito UNICAMENTE
através do email: paraujo@di.ubi.pt ,
devendo incluir a UC, nº de aluno e nº do grupo
2021-12-27
Atenção às
alterações das datas referentes ao TP4
2021-12-17
FREQUÊNCIA/
COVID19:
1) Só alunos em situação de infeção por Covid, devidamente
atestada (o que exclui a situação de simples suspeita ou isolamento profilático),
têm direito a provas de substituição ou outros mecanismos de compensação;
2) No entanto, para evitar potenciais contágios e minimizar
o impacto sobre o processo de avaliação, irão ser admitidos a exame todos os
alunos que declararem estar em situação de isolamento por suspeita de infeção e
que por tal não compareçam à frequência.
2021-12-14
FREQUÊNCIA: SALA 6.01, 17/Dez, 14-16h
Consulta apenas de material escrito em papel
Não pode ser usado nenhum tipo de equipamento eletrónico
Não é necessária folha de teste (mas convém levar folhas para rascunho)
2021-12-09
Atualizada a página e o Moodle
ATENÇÃO à alteração
nas datas de entrega/apresentação do TP4
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2021-11-22
Atenção às indicações sobre as regras de entrega dos
trabalhos
Diversos elementos de consulta passaram a ser
disponibilizados via Moodle
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2021-10-24
Ter em atenção a alteração da data de entrega de TP2
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2021-10-13
Ter em atenção as alterações no tópico Trabalhos
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2021-10-11
Publicadas as classificações de TP1
Atenção à alteração na data de proposta de TP2
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2021-09-29
Ter em atenção o conteúdo de Trabalhos>NOTAS mais abaixo
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2021-09-23
Os alunos
que não compareceram à aula teórica de 24/Set devem formar grupos de trabalho
de no máximo 4 alunos e enviarem a respetiva constituição ao docente por email,
o mais rapidamente possível;
Tempo |
2ª |
3ª |
4ª |
5ª |
6ª |
8-9 |
|
|
|
|
|
9-10 |
|
|
|
|
|
10-11 |
|
|
|
|
|
11-12 |
|
|
|
|
|
2-13 |
|
|
|
|
|
13-14 |
|
||||
14-15 |
|
|
PL (6.17) |
TE (6.17) |
|
15-16 |
|
|
|||
16-17 |
|
|
|
|
|
17-18 |
|
|
|
|
OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR
Obter os conhecimentos necessários que permitam orientar o desenvolvimento, a selecção ou a administração de sistemas de informação adequados à empresa. Estabelecer o diálogo com gestores, utilizadores e fornecedores, evitando erros de investimento e assim assegurar o êxito da utilização dos SI/TI nas organizações.
No final da unidade curricular o estudante
deve ser capaz de:
1) Compreender os
termos, os conceitos, os princípios e as metodologias associadas ao
desenvolvimento e utilização dos SI/TI
nas organizações;
2) Conhecer os diferentes tipos de sistemas de informação e a sua função na
organização;
3) Desenvolver conhecimentos sobre as diferentes perspetivas dos
sistemas de informação numa organização, em particular o alinhamento entre
tecnologia (IT) e negócio (business);
4) Analisar
situações de utilização de SI/TI, propondo um conjunto de soluções e escolhendo
a melhor.
PROGRAMA INICIAL (temas a abordar, sem qualquer ordem
específica)
Aulas teóricas(T):
· Gestão da informação; introdução de SI nas organizações.
· Tipos de Sistemas de Informação; evolução dos sistemas de informação.
· Funções dos Sistemas de Informação.
· Sistemas de Informação integrados - ERP.
· Utilização estratégica de SI/TI; utilização de SI na saúde.
· Análise de investimentos em SI/TI; fatores de sucesso/insucesso.
· Gestão de Sistemas de Informação.
Aulas práticas (P)
· Pesquisas sobre temas de trabalhos
· Apresentação de trabalhos sugeridos ao longo das aulas
· Palestras por convidados
Apontamentos das aulas: [ disponível no Moodle ]
[1] Apontamentos das
aulas e textos on-line.
[2] Ralph M. Stair, George W. Reynolds,
“Principles of Information Systems”, Cengage Learning, 13ºed, 2018.
[3]
"Management Information Systems", Kenneth & Jane Laudon, Pearson Education, 15ºed,
2018.
[4]“Sistemas de
Informação Organizacionais”, Luís Amaral et al., Edições Sílabo, 2005.
[5] “Business Intelligence - Da Informação ao Conhecimento”, Edit. FCA, 3.ª
Edição, Maribel Yasmina Santos, Isabel Ramos, 2017.
[6]“Sistemas de
Informação na Saúde”, vários autores, Edições Sílabo, 2012.
[7] Bases de dados de
artigos científicos (IEEExplore, Portal da ACM, Elsevier, Springer, Wiley,
Kluwer, etc.).
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
TE(teórica, 6 valores) : testes escritos (freqs. / exames) – presencial, obrigatório (não comparência leva a NA)
TP(prática, 14
valores) : 4 trabalhos práticos com apresentação de acetatos e
discussão na aula
TP1=2 , TP2=3 , TP3=4 , TP4=5 : todos obrigatórios (não realização leva a NA)
Aprovação
na cadeira => TE + TP ≥ 10
Mínimos: TE+TP ≥ 6
+ testes/trabalhos obrigatórios + 85% assiduidade: se estes mínimos não
forem atingidos o aluno terá classificação NA.
•
Melhoria
de classificação: apenas possível para TE, contando a melhor nota obtida.
•
Opcionalmente,
os trabalhos práticos de um semestre podem contar para o ano seguinte,
dispensando o aluno das aulas práticas (mas não sendo possível fazer melhoria).
•
Alunos
especiais (trabalhadores estudantes, etc): à partida têm de cumprir os
critérios anteriores, mas devem contactar o docente para que o seu caso seja
estudado em particular.
•
Em
caso de dúvida pode ser solicitada a defesa/justificação oral ou escrita de
qualquer um dos elementos de classificação.
Classificação
NA (Não Admitido): o aluno fica excluido do processo de avaliação.
Trabalhos
1) Todos os trabalhos que não respeitem
as regras a seguir poderão ser penalizados em até 50% da respetiva cotação:
1.1) Os
trabalhos devem ser enviados exclusivamente pelo Moodle (a não entrega
por esta via corresponde a trabalho não entregue);
1.2)
Todos os trabalhos devem ser entregues até à data de Entrega;
1.3) Nas apresentações
dos trabalhos cada grupo terá de usar um computador pertencente ao grupo, não
sendo permitida a partilha de máquinas – a apresentação faz parte do trabalho,
se um grupo
não puder apresentar por falta de máquina,
ou por qualquer outra razão, o trabalho será considerado como não realizado;
1.4) Nomes dos trabalhos
práticos: regra geral = Gnn_TPn.<tipo> →
exemplo: G99_TP9.pptx (referente ao trabalho TP9 do grupo G99)
Se for entregue mais do que um ficheiro
estes devem ser nomeados da seguinte forma:
Gnn_TPn_<nomeparticular>.<tipo>
→ exemplo:
G99_TP9_Slides.pptx
G99_TP9_Notas.txt (...)
Trabalho/Valores |
Tema |
Proposta |
Entrega |
Apresentação |
|||||||||||||||||||||||||||||||||
TP1/2 |
Definições de SI / TI (Sistemas de Informação / Tecnologias de
Informação). Comum a todos os grupos. |
2021-09-24 |
2021-09-30 |
2021-10-01 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||
TP2/3 |
Apresentar exemplos de SI
aplicados a cada um dos níveis de responsabilidade da organização:
estratégico, tático, operacional. Referir aspetos como:
fornecedores, preços, funções, utilizadores, análises, ... |
2021-10-13 |
2021-10-25, 14h |
2021-10-27 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||
TP3/4 |
Tema à escolha a propósito do vídeo
“Gestão da Informação – condição para vencer” de Carlos Zorrinho (IAPMEI)
|
2021-11-05 |
2021-11-21 |
2021-11-24 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||
TP4/5 |
Tema à escolha dentro da lista
seguinte. Cada grupo deverá escolher um tema
num máximo de
|
2021-12-03 |
2022-01-06 |
2022-01-12 (2022-01-14) |
Grupos
Grupo |
Nº |
Nome |
G01 |
11676 |
Ricardo Ribeiro |
|
não inscrito |
Francisco Pina |
|
11813 |
Lucas Rocha |
|
11485 |
Leonardo Albergaria |
|
|
|
G02 |
11995 |
João Lindeza |
|
12018 |
Nuno Pena |
|
11935 |
Harris Markov |
|
11749 |
Francisco Rodrigues |
|
|
|
G03 |
11674 |
José Esteves |
|
12103 |
Vitor Sequeira |
|
|
|
G04 |
11997 |
Luís Costa |
|
11810 |
Júlio Dias |
|
|
|
G05 |
11877 |
Luis Rei |
|
11702 |
Joana Almeida |
|
39108 |
Pedro Silva |
|
|
|
G06 |
11748 |
Hermenegildo Paim |
|
11402 |
Ndukula Afonso |
|
|
|
G07 |
11911 |
Rui Ferreira |
|
11946 |
Carlos Martins |
UTILITÁRIOS
·
Programa de conversão de
unidades (inclui unidades de informática e permite acrescentar novas unidades)