Docente: Pedro Araújo
(teóricas + práticas)
Horário
| Objetivos | Programa | Apoio | Avaliação | Utilitários | Classificações
COVID-19 : regras importantes ·
manterem-se em casa o mais possível ·
lavagem/desinfeção frequente das mãos ·
uso da máscara ·
distanciamento social ·
acatar as ordens das autoridades |
Qualquer contacto com o docente deverá ser feito UNICAMENTE
através do email: paraujo@di.ubi.pt ,
devendo incluir a UC, nº de aluno e nº do grupo
2021-02-22
Publicadas
as classificações de exame de época normal
2021-02-08
EXAME (2021-02-06):
- data de realização: 2021-02-09, 9h30m
- mesmos moldes da frequência
SALA: 6.05
2020-11-08
Proposta
de calendário das defesas de TP2 (ver abaixo)
2020-11-05
Apresentação
do enunciado, datas e outros aspetos relativos a TP3 (ver abaixo)
2020-10-28
Foram
alteradas as datas da defesa do TP2 (ver abaixo)
2020-10-21
Manual do Tinkercad e instruções para partilha de circuitos. Explicação sobre o Tinkercad
2020-09-29
Está
publicada a escala de apresentações do TP1
2020-09-25
Acrescentada
a lista dos alunos atualmente inscritos
2020-09-24
Os alunos
que não compareceram à aula teórica de 24/Set devem formar grupos de trabalho
de 4 alunos e enviarem a respetiva constituição ao docente por email, o mais
rapidamente possível;
Tempo |
2ª |
3ª |
4ª |
5ª |
6ª |
8-9 |
|
|
|
|
|
9-10 |
|
|
|
|
|
10-11 |
|
|
|
|
|
11-12 |
|
|
|
TE (6.01) |
|
12-13 |
|
|
|
PL3 (LTC) |
|
13-14 |
|
||||
14-15 |
|
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|
|
15-16 |
|
|
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|
|
16-17 |
|
|
PL1 (LTC) |
|
|
17-18 |
|
|
PL2 (LTC) |
|
|
TE(1h)
: todos os alunos
PL1(1h) :
3 grupos de 4 alunos (12 alunos)
PL2(1h) :
3 grupos de 4 alunos (12 alunos)
PL3(1h) : 3 grupos de 4
alunos (12 alunos)
Capacidade da sala 6.01 : 100 alunos
Capacidade do LTC (sala 6.15) : 12 alunos
Aulas: 2020/09/21→ 2021/01/15 Férias Natal: 2020/12/21→
2020/12/31 Feriados:
OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR
1) Conhecer os
mecanismos de aquisição (input) de dados pelos computadores e o modo como estes
podem controlar(output) os dispositivos a que se encontrem ligados;
2) Entender a estrutura e a tecnologia dos
dispositivos periféricos que podem ser ligados a um computador, de modo a poder
efectuar a sua selecção em face das necessidades de um projecto específico
real;
3) Acompanhar a evolução e a aplicação das
tecnologias, sendo capaz de entender os seus princípios e características,
incluindo as mais inovadoras;
4) Desenvolver software optimizado, baseado
no conhecimento das características do hardware aonde as aplicações irão ser
executadas;
PROGRAMA PROPOSTO (temas a abordar, sem qualquer ordem
específica)
Aulas teóricas (T)
-
Conceitos introdutórios de eletrotecnia e eletrónica analógica e digital;
-
Dispositivos periféricos usados para entrada e saída de dados – visão geral;
-
Conversão A/D e D/A;
-
Microprocessadores/microcontroladores;
-
Aquisição de dados por computador (input);
-
Controlo por computador (output);
-
Barramentos e portas de comunicação (paralela, série, USB, outras);
-
Sensores e redes de sensores;
-
Tecnologias sem fios (Zigbee, Bluetooth, Wifi, outras);
-
Integração com dispositivos móveis (Android, outros);
-
Sistemas embutidos (electrodomésticos, automóveis, outros);
-
Análise de aplicações (processamento de sinais, robótica, TV, sistemas médicos,
edifícios inteligentes, smart cities entre outros);
Aulas
práticas (P)
-
Pesquisas sobre temas propostos;
-
Apresentação e realização de trabalhos práticos sobre a matéria abordada nas
aulas;
-
Palestras por convidados;
Apontamentos
das aulas: [slides das aulas]
1) IntroducaoEletronicaArtistas.pdf IntroducaoEletronicaArtistas.zip
3) ABC DOS CIRCUITOS
ELÉCTRICOS EM CORRENTE CONTÍNUA
4) Digital_Design_and_Computer_Architecture.pdf
[1]
“Electrónica Analógica”, Acácio Manuel
Raposo Amaral, ISBN: 9789726188773, 2017, Edições Sílabo.
[2] “Sistemas
Digitais”, Acácio Manuel
Raposo Amaral, ISBN: 9789726187677, 2014, Edições Sílabo.
[3] “Computer Organization & Design: The Hardware/Software
Interface”, David A. Patterson, John L. Hennessy; Morgan Kaufmann Publishers,
2nd Edition, 1997.
[4] “Hardware/Firmware Interface Design: Best Practices for Improving
Embedded Systems Development”, Gary Stringham; Newnes, 1th edition, 2009.
[5] Bases de dados de
artigos científicos (IEEExplore, Portal da ACM, Elsevier, Springer, Wiley,
Kluwer, etc.).
[6] Textos
disponibilizados na página da disciplina.
TE(teórica,
5 valores) : testes escritos (freqs. / exames) – presencial, obrigatório
TP(prática, 15
valores) : 4 trabalhos práticos com apresentação de acetatos e discussão na aula
TP1=2 , TP2=3 , TP3=4 , TP4=6 : todos
obrigatórios
Classificação
final = TE+TP
Mínimos: TE+TP ≥
6 + testes/trabalhos obrigatórios + 85% assiduidade: se estes
mínimos não forem atingidos o aluno terá classificação “NA-Não Admitido” ,
ficando excluido do processo de avaliação.
Nota: opcionalmente, os
trabalhos práticos de um semestre podem contar para o ano seguinte, dispensando
o aluno das aulas práticas (não sendo possível fazer melhoria).
Alunos especiais
(trabalhadores estudantes, etc): à partida têm de cumprir os critérios
anteriores, mas devem contactar o docente para que o seu caso seja analisado
em particular.
Melhoria de
classificação: apenas possível para TE, contando a melhor nota obtida.
Alunos especiais
(trabalhadores estudantes, etc): à partida têm de cumprir os critérios
anteriores, mas devem contactar o docente para que o seu caso seja estudado
em particular.
Em caso de dúvida
pode ser solicitada a defesa/justificação oral ou escrita de qualquer um dos
elementos de classificação.
Trabalhos
Trabalho/Valores |
Tema |
Proposta |
Apresentação
/ Grupos |
||||||||||||||||||||
TP1 / 2 |
Encontrar definições/exemplos de IHS. |
2020/09/24 |
PL1) 2020/09/30 , 16h-17h : G02 G03
G04 PL2) 2020/09/30 , 17h-18h : G05 G06
G07 PL3) 2020/10/01 , 12h-13h : G01 |
||||||||||||||||||||
TP2 / 3 |
Desenvolver um tema em profundidade, incluindo aspetos
como definições, evolução, utilizações, vantagens/desvantagens, custos,
exemplos, etc. Fator de valorização é a apresentação de críticas e de
propostas próprias. Temas
|
2020/10/22 |
PL1) 2020/11/11 , 16h-17h : G05 PL2) 2020/11/11 , 17h-18h : G03 G04
[G06-SIO] PL3) 2020/11/12
, 12h-13h : G01 G02 G08 2020/11/18 : G10, G06 |
||||||||||||||||||||
TP3 / 4 |
Trabalho baseado no simulador da placa K8055 Temas
|
2020/11/05 |
Entrega : 22 Nov Apresentação: 25/26 Nov G10: Entrega:29/Nov
Apresentação: 2/Nov Apresentações remotas PL1) 2020/11/25 , 16h-17h : G02 (G03)
G04 PL2) 2020/11/25 , 17h-18h : G05 G06
G07 PL3) 2020/11/26
, 11h-13h : G01 G08 G09 |
||||||||||||||||||||
TP4 / 6 |
Trabalho baseado no simulador Tinkercad-Arduino Temas
|
2020/12/02 Data
limite para apresentação do tema: 2020/12/06 |
Entrega: 3 Jan 2021 Apresentações remotas 6/7
(13/14) de Janeiro de 2021 PL1) 2021/01/06 , 16h-17h : G02 G03
G04 PL2) 2021/01/06 , 17h-18h : G05 G06
G07 PL3) 2021/01/07
, 11h-13h : G01 G08 G09
G10 As apresentações
poderão prolongar-se para a próxima semana. |
Trabalho TP3 - Projetos/Temas
Notas
a) O projeto deverá ser realizado recorrendo ao simulador da placa K8055 apresentado nas aulas (ver abaixo), usando uma linguagem de programação à escolha;
b) A aplicação de controlo do sistema a desenvolver pode (deve) ser criada a partir da modificação do exemplo fornecido com o simulador;
c) A entrega do projeto inclui no mínimo um diagrama de contexto (exemplo abaixo), um manual de utilização e o código desenvolvido; poderão ser entregues outros elementos que o grupo achar importantes;
Diagrama de contexto (exemplo) : mostra as diversas entradas/saídas ao mais alto nível; o
sofware (aplicação) relaciona as entradas com as saídas de acordo com as
funções do sistema
Simulador da
placa K8055: https://github.com/bbartels/K8055Simulator
ZIP(está tudo
na pág. do simulador): K8055Simulator-master.zip
, https://github.com/bbartels/K8055Simulator/releases/download/1.1/K8055Simulator.zip
,
https://github.com/bbartels/K8055Simulator/archive/1.1.zip
Notas: 1) o código
exemplo fornecido no site está escrito em C# usando o Visual Studio;
2) as
funções da biblioteca K8055.DLL
(contida no código fonte), incluindo exemplos de chamada estão aqui;
Trabalho TP4
Notas
a) O projeto deverá ser realizado recorrendo ao simulador Tinkercad-Arduino;
b) A entrega do projeto inclui no mínimo um diagrama de contexto
(exemplo abaixo), um manual de utilização e o código desenvolvido; poderão ser
entregues outros elementos que o grupo achar importantes;
c) A apresentação (power point) deve ser entregue no máximo até dia 4/Jan.
Diagrama de contexto (exemplo) : mostra as diversas entradas/saídas ao mais alto nível;
o sofware (aplicação) relaciona as entradas com as saídas de acordo com as
funções do sistema
UTILITÁRIOS
·
HexEdit : editor hexadecimal
· Programa de conversão de
unidades (inclui unidades de informática e permite acrescentar novas unidades)
· Utilitário
(folha de Excel) para conversão e operações aritméticas em diversas bases {obtido em: http://www.lami.pucpr.br/~afonso/}
CLASSIFICAÇÕES
Grupo |
Nºs |
TP1
[2] |
TP2
[3] |
TP3
[4] |
TP4[6] |
∑TP |
|
|||||
G01 |
10506
– Pedro Batista |
1.8 |
2.75 |
3 |
5 |
12.55 |
|
|||||
10815-
Pedro Brito |
|
|||||||||||
10696-
Rui Raposo |
|
|||||||||||
10624-Douglas
Amante |
|
|||||||||||
G02 |
11060-Daniel
Valente |
1.5 |
2.8 |
3 |
4.75 |
12.05 |
|
|||||
10940-Rafael
Marques |
|
|||||||||||
10676-Vasco
Vieira |
|
|||||||||||
10698-Luís
David |
|
|||||||||||
G03 |
10711-Francisco
Jerónimo |
1.2 |
2.3 |
3 |
4 |
10.5 |
|
|||||
10593-Hiro
Andrade |
|
|||||||||||
11101-Guilherme
Fernandes |
|
|||||||||||
10989-Bruno
Guedelha |
|
|||||||||||
G04 |
10784-Mauro
Gaudêncio |
1.8 |
3 |
3.8 |
5.25 |
13.85 |
|
|||||
10787-Afonso
Figueiredo |
|
|||||||||||
10832-Jaime
Oliveira |
|
|||||||||||
10620-António
Abreu |
|
|||||||||||
G05 |
M11020
- Joana Branco |
1.8 |
2.5 |
4 |
5.75 |
14.05 |
|
|||||
M11019
- João Branco |
|
|||||||||||
M10929
- Dário Santos |
|
|||||||||||
Diana
Gomes |
|
|||||||||||
G06 |
10669
- Rafael Silva |
1.5 |
2.5 |
3 |
4 |
11 |
|
|||||
10668
- Sérgio Gonçalves |
|
|||||||||||
10642
- João Ferreira |
|
|||||||||||
Edgar
Jesus |
|
|||||||||||
G07 |
M11137
- David Alexandre |
1.3 |
2 |
3 |
5 |
11.3 |
|
|||||
M10956
- Daniel Reis |
|
|||||||||||
Harris
Markov Rodrigo
Saraiva |
|
|||||||||||
G08 |
M9960-Paulo
Cabral |
1.1 |
2.2 |
3.75 |
2 |
9.05 |
|
|||||
M11168-João
Nobre |
|
|||||||||||
G09 |
M9959-JoãoVieira |
1.5 |
2 |
3 |
4 |
10.5 |
|
|||||
M10386-Tiago
Esteves |
|
|||||||||||
G10 |
M11207-Faustino
Paulo |
1.5 |
2.8 |
3 |
4 |
11.3 |
|
|||||
|
M9674-Daniel
Fernandes |
1.2 |
|
|
|
|
|
|||||
|
||||||||||||
|
|||||||||||||||
Nº Aluno |
Nome |
Grupo |
TP |
Freq |
Exame |
Nota |
|
||||||||
M9674 |
Daniel Nascimento
Fernandes |
8 |
9.05 |
1 |
|
10 |
|
||||||||
M9730 |
Valeriya Popyuk |
|
|
|
|
0 |
|
||||||||
M9959 |
João Miguel Gomes
Vieira |
9 |
10.5 |
2.5 |
|
13 |
|
||||||||
M9960 |
Paulo Roberto Peixoto
Cabral |
8 |
9.05 |
1 |
|
10 |
|
||||||||
M10386 |
Tiago José Ribeiro
Esteves |
9 |
10.5 |
1.8 |
|
12 |
|
||||||||
M10506 |
Pedro Miguel Marques
Batista |
1 |
12.55 |
2.5 |
|
15 |
|
||||||||
M10556 |
Abilton Gadelha Dias |
|
|
|
|
0 |
|
||||||||
M10593 |
Hiro Gaspar Inglês de
Andrade |
3 |
10.5 |
1 |
1.25 |
12 |
|
||||||||
M10620 |
António José Marques
Abreu |
4 |
13.85 |
2.3 |
4.75 |
19 |
|
||||||||
M10624 |
Douglas Sales Alves
Amante |
1 |
12.55 |
3.75 |
|
16 |
|
||||||||
M10642 |
João Carlos Dias
Ferreira |
6 |
11 |
1.25 |
|
12 |
|
||||||||
M10668 |
Sérgio José Saraiva
Gonçalves |
6 |
11 |
2.5 |
|
14 |
|
||||||||
M10669 |
Rafael Filipe Morais
Pais da Silva |
6 |
11 |
1.75 |
|
13 |
|
||||||||
M10676 |
Vasco Jorge Santos
Vieira |
2 |
12.05 |
2.5 |
|
15 |
|
||||||||
M10696 |
Rui Miguel Monteiro
Raposo |
1 |
12.55 |
2.75 |
|
15 |
|
||||||||
M10698 |
Luís Pedro Proença
David |
2 |
12.05 |
1.5 |
|
14 |
|
||||||||
M10711 |
Francisco José M.M. C.
Jerónimo |
3 |
10.5 |
0.75 |
|
11 |
|
||||||||
M10784 |
Mauro Mendes Gaudêncio
|
4 |
13.85 |
2.8 |
|
17 |
|
||||||||
M10787 |
Afonso Pereira
Figueiredo |
4 |
13.85 |
3.8 |
|
18 |
|
||||||||
M10803 |
Bruno Miguel Silva
Pereira |
|
|
|
|
0 |
|
||||||||
M10815 |
Pedro Jorge Franco
Brito |
1 |
12.55 |
2.5 |
|
15 |
|
||||||||
M10832 |
Jaime Alberto Carriço
Oliveira |
4 |
13.85 |
0.5 |
1.75 |
16 |
|
||||||||
M10890 |
Isaias de Pina
Teixeira |
|
|
|
|
0 |
|
||||||||
M10929 |
Dário Vítor Freitas
Santos |
5 |
14.05 |
2.25 |
|
16 |
|
||||||||
M10940 |
Rafael Fernandes
Marques |
2 |
12.05 |
2.75 |
|
15 |
|
||||||||
M10956 |
Daniel Pereira Reis |
7 |
11.3 |
5 |
|
16 |
|
||||||||
M10989 |
Bruno Miguel Fernandes
Guedelha |
3 |
10.5 |
1 |
|
12 |
|
||||||||
M11019 |
João Pedro Afonso
Branco |
5 |
14.05 |
1 |
|
15 |
|
||||||||
M11020 |
Joana Catarina Afonso
Branco |
5 |
14.05 |
1 |
|
15 |
|
||||||||
M11052 |
Pedro Daniel Pinho
Moreira |
|
|
|
|
0 |
|
||||||||
M11060 |
Daniel Afonso Valente |
2 |
12.05 |
3 |
|
15 |
|
||||||||
M11101 |
Guilherme Poeta
Fernandes |
3 |
10.5 |
0.25 |
|
11 |
|
||||||||
M11128 |
Philipe Sousa Cortez |
|
|
|
|
0 |
|
||||||||
M11137 |
David Alexandre
Ferreira da Silva |
7 |
11.3 |
1 |
|
12 |
|
||||||||
M11168 |
João Pedro Meneses
Nobre |
8 |
9.05 |
1.5 |
|
11 |
|
||||||||
E10360_M11196 |
Edgar Daniel Santos
Jesus |
6 |
11 |
1.5 |
|
13 |
|
||||||||
E10710 |
Harris Markov |
7 |
11.3 |
1.5 |
|
13 |
|
||||||||
|
Rodrigo Saraiva |
7 |
11.3 |
2.25 |
|
14 |
|
||||||||
M11207 |
Faustino Paulo |
10 |
11.3 |
0 |
|
11 |
|
||||||||
|
Diana Gomes |
5 |
14.05 |
0.5 |
|
15 |
|
||||||||
38 |
40 |
34 |
34 |
34 |
3 |
40 |
|
||||||||