Trabalho Colectivo - Linhas Normativas
  1. O trabalho consiste no estudo de um tema genérico da área científica da Informática. Este estudo será consubstanciado através da produção de um trabalho de síntese (com, no mínimo, 2000 palavras - excluindo bibliografia e anexos) em formato doc ou pdf e da sua correspondente apresentação pública (com auxiliar de apresentações - e.g. Powerpoint).

  2. O relatório deve ser escrito em Português (de Portugal:-), deve ser original na forma e no conteúdo e citar correctamente todas as fontes de informação. O tamanho da folha será A4, em uma coluna, espaçamento simples, Times New Roman pica 10, margens superior e inferior de 25mm e margens esquerda e direita de 20mm. Seis é o número máximo de páginas e o tamanho máximo do ficheiro será de 2MB. Veja aqui um exemplo do formato que o seu relatório deve respeitar.

  3. A apresentação pública terá a duração de 20 minutos seguida de um período de 10 minutos para discussão/debate.

  4. Os grupos de trabalho são constituídos por não mais que 3 alunos. A constituição de cada grupo de trabalho deverá ser disponibilizada até dia 22 de Outubro de 2005 ao docente da disciplina (bem como, se assim o desejarem, a proposta de um ou vários temas que gostariam de desenvolver).

  5. Será responsabilidade do docente atribuir um tema de trabalho (eventualmente aceitar um tema dentre os sugeridos) a cada grupo devidamente inscrito.

  6. É ainda responsabilidade do docente indicar a calendarização para apresentação e discussão dos trabalhos. Essa calendarização terá que ser disponibilizada com uma antecedência mínima de 2 semanas relativamente à data de realização da primeira apresentação.

  7. Os ficheiros com o texto do relatório e com a apresentação serão enviados ao docente, via e-mail, com no mínimo uma semana de antecedência relativamente à data de apresentação. O assunto da mensagem tem de ser preenchido com o seguinte texto: INF1-a11111-a22222-a33333 (onde 11111, 22222 e 33333 devem ser substituídos pelos números de aluno dos elementos que constituem o grupo de trabalho).

  8. Os ficheiros referidos terão de estar publicamente acessíveis na WWW na data da apresentação e mantidos por um período mínimo de um ano.


Sugestões para Temas

Aplicações actuais na área da Domótica.
Domótica evolução e prespectivas de futuro.
Ferramentas para gestão de stocks.
Ferramentas de Workflow.
Ferramentas para gestão de recursos humanos.
Análise comparativa sobre uma categoria de ferramentas informáticas.
Ferramentas informáticas para suporte à decisão.
Problema de optimização em Gestão: definição e tentativas de resolução.
Introdução às redes de computadores.
Descrição, funcionamento e utilização de uma ferramenta CAD.
Redes de Computadores sem fios (Wireless).
Arte Digital.
Informática e Ética.
Gestão e Informática.
Sistemas Operativos.
Multimédia e realidade virtual.
Inteligência Artificial.
Impacto Social da Informática.
Vírus Informáticos.
Segurança da informação.
Origem e evolução da Internet
Descrição, funcionamento e utilização de uma ferramenta Informática.
Áreas de aplicação da Informática.
Evolução do Hardware.
O futuro da Informática.
O futuro da Gestão e ferramentas de análise informáticas.
Perspectiva histórica sobre a evolução da Informática.
O futuro dos computadores.
Robótica.
Burótica.
A legislação Informática em Portugal.