INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA - SP7
UBI
Departamento de Informática
P. Fazendeiro e J.Muranho


Objectivos: Familiarização com uma Folha de Cálculo . Apreender conceitos fundamentais: célula, folha e livro. Distinguir entre referências absolutas e relativas. Utilizar fórmulas simples e identificar erros sintáticos. Criação de gráficos.

Considere os dados seguintes, referentes ao primeiro semestre de um dado ano da vida da empresa TorraTudo, Lda.

DESPESAS
 
 
 

GERAIS

Instalações
Fixos
Compras
Serviços
Outros
Janeiro
141000
37500
480525
23100
4100
Fevereiro
141000
45200
356484
15426
Março
147000
41200
351245
24875
2189
Abril
147000
39600
289456
12458
5642
Maio
147000
65125
301571
31000
11250
Junho
147000
44876
247981
7400

 
 
 
 
VIATURAS
Combustível
Portagens
Oficina
Seguros
Outros
Janeiro
45000
4500
Fevereiro
42750
8260
7200
Março
39985
6300
Abril
41500
5140
67800
Maio
46200
6180
7800
Junho
27500
2600
43200

 

RECEITAS
 
 
 
RECEITAS
Hardware
Software
Serviços
Janeiro
897453
87500
23100
Fevereiro
458265
65123
45711
Março
365412
45128
64110
Abril
741562
9841
78631
Maio
456781
45887
54800
Junho
658994
79500
64973


  1. Crie um novo Livro, na aplicação folha de cálculo Excel. Atribua os nomes "Despesas" e "Receitas" a duas das folhas do livro.

  2. Copie as tabelas acima para as folhas respectivas (as duas primeiras para a folha Despesas, a terceira para a folha Receitas).

  3. Formate cada uma das tabelas, por forma a que apresentem um aspecto mais "profissional".

  4. Acrescente, a cada uma, células para calcular:

    1. os totais mensais
    2. os totais por categoria
    3. a média semestral

  5. Numa outra folha, do mesmo Livro, denominada "Saldos", apresente os saldos mensais, o saldo semestral e ainda o saldo médio semestral.

  6. Aplique formatação condicional aos saldos mensais: fundo vermelho se negativo, fundo verde se maior que 100 e fundo cinzento para os outros casos.

  7. Acrescente fórmulas que, para cada mês, emitam os avisos "Red Alert" se o saldo for negativo,  "Good Job" se o saldo for positivo e "Null" se o saldo for nulo.



    Pretende-se que, tendo por base os dados anteriores, construa gráficos sugestivos para realçar alguns aspectos da situação financeira da empresa. Em particular, construa:


  8. Um gráfico tridimensional de colunas contendo as despesas mensais gerais. O gráfico deve ocupar uma nova folha (último passo do assistente de gráficos) chamada 'Gráfico de despesas'. 

  9. Um gráfico idêntico ao anterior, para as receitas.

  10. Incorporado na folha 'Despesas', um gráfico com os totais mensais.

  11. Na folha 'Receitas', um gráfico de linha com os totais mensais.

  12. Numa nova folha, chamada 'Distribuição das despesas', um gráfico que permita visualizar a distribuição percentual das despesas por categoria.

  13. Um gráfico idêntico ao anterior, para as receitas.

  14. Na folha 'Saldos', um gráfico que mostre a variação do saldo ao longo do semestre.

  15. Um gráfico que mostre a distribuição das despesas nos meses ímpares.

  16. Outros gráficos que considere apropriados, quer nas próprias folhas 'Despesas', 'Receitas', ou 'Saldos', quer em eventuais folhas novas.