INFORMÁTICA I - SP1

UBI
Departamento de Informática
P. Fazendeiro
e J. Muranho


Objectivos: Familiarização com o ambiente Windows. Efectuar a gestão de ficheiros e pastas. Guardar e recuperar informação no ambiente computacional da UBI.


  1. Visualize o conteúdo da pasta My Documents.

  2. Crie, na sua área pessoal (pasta My Documents), uma pasta com a designação INFORMATICS.
  3. Mude-se para a pasta INFORMATICS que criou no ponto anterior.

  4. Crie, nesta pasta, uma pasta com a designação RELATORIOS.

  5. Verifique que a pasta acabada de criar existe e que não tem qualquer documento.

  6. Mude-se para a pasta RELATORIOS.

  7. Crie, na pasta RELATORIOS a pasta R1.

  8. Crie na pasta R1 a pasta TEMP.

  9. Verifique se TEMP foi criada.

  10. Copie TEMP para a pasta RELATORIOS.

  11. Desenhe, no papel, a árvore de pastas que acabou de construir.

  12. Remova a pasta TEMP de R1.

  13. Poderia juntar as operações 10 e 12 (mover a pasta TEMP de R1 para RELATORIOS) numa só. Explique como.

  14. Execute o editor de texto Notepad. Nas alíneas seguintes iremos utilizar esta aplicação para criar um documento, este será guardado num ficheiro que por sua vez será armazenado numa pasta (que mais não é que um ficheiro com características especiais). Confuso?:^) No que segue vamos considerar ficheiros e pastas como entidades independentes e tentar explicitar as diferenças entre elas.

  15. Utilizando este editor, escreva um pequeno texto com o seguinte formato:

    Nome do Aluno: (Nome)

    Morada em tempo de Aulas: (Morada)

    Morada em tempo de férias: (Morada)

    Curso: (Nome do Curso)

    Ano: (Ano do Curso)

  16. Para mais tarde poder recuperar o que escreveu é necessário guardar a informação num dispositivo de armazenamento (p.e. disco rígido) sob a forma de ficheiro. Para isso utiliza-se o comando Ficheiro->Guardar ou Guardar como... (Save ou Save as...)
    Qual a diferença entre os dois comandos anteriores? Grave na pasta R1 o novo ficheiro (a que vai chamar my_id.txt) com o texto introduzido.

  17. Saia do editor de texto.

  18. Verifique que o ficheiro que gravou existe na pasta R1.

  19. Volte a executar o editor de texto.

  20. Abra o texto anteriormente gravado.

  21. Crie um novo texto, que resulte do anterior eliminando as moradas e acrescentando a sua data de nascimento.

  22. Grave o novo texto, na pasta R1, com o nome my_id_short.txt.

  23. Saia do editor de texto.

  24. Verifique que, na pasta R1, existem os dois ficheiros anteriormente gravados - se se enganou e gravou algum dos ficheiros noutra pasta procure-o e mova-o para a pasta R1.

  25. Copie os dois ficheiros criados anteriormente para a disquete (mesmo que esta não se encontre colocada ou não exista(!) drive de disquete - o que acontece?).

  26. Copie os ficheiros criados anteriormente para a pasta INFORMATICS.

  27. Mova os ficheiros de R1 para TEMP.

  28. Com o editor de texto Notepad crie um novo ficheiro, guarde-o na pasta INFORMATICS sob o nome dados.txt. Faça com que o seu conteúdo resulte da combinação dos ficheiros my_id_short.txt com my_id.txt.

  29. Copie o conjunto de ficheiros my_id_short.txt e dados.txt para a directoria TEMP (Para seleccionar os dois utilize a tecla |SHIFT| ou a tecla |CTRL|; qual a diferença?).

  30. Na pasta TEMP elimine numa única operação todos os ficheiros cujo nome começa por m.

  31. Coloque um atalho para o ficheiro dados.txt na pasta My Documents.

  32. Inicie o utilitário Paint e desenhe a sua caricatura:-) Guarde o ficheiro na pasta INFORMATICS.

  33. Inicie o processador de texto Microsoft Word e guarde o novo documento em branco na pasta INFORMATICS sob o nome biografia.

  34. Copie o conteúdo do ficheiro dados.txt para o ficheiro biografia (Abrir -> Seleccionar -> Copiar -> Colar)..

  35. Copie a sua caricatura para o ficheiro biografia.

  36. Guarde as alterações que efectuou ao ficheiro biografia, encerre todas as aplicações e saia da sua conta de utilizador.

LIGAÇÕES ÚTEIS
Centro de Informática da UBI.
Introdução ao Explorador do Windows.
Introdução ao ambiente Windows.