INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA - SP10
UBI
Departamento de Informática
P. Fazendeiro
Objectivos: Introdução à linguagem de programação Visual Basic for
Applications (VBA). Utilização de interfaces gráficos no VBA. Utilização
de estruturas de controlo.
-
Construa um pequeno simulador para determinar a classificação final de um aluno
calculada em função da nota em quatro testes distintos T1, T2, T3 e T4 (com
pesos 0.1, 0.2, 0.2 e 0.2 respectivamente) e da nota de um trabalho (peso
0.3). Siga os seguintes passos:
-
No editor de VBA execute o comando UserForm do ménu Insert.
-
Na janela properties altere as propriedades name e caption do formulário.
-
Acrescente ao formulário 6 caixas de texto (view->toolbox e escolha
TextBox). Destas 4 servirão para introduzir a classificação nos
4 testes (modifique-lhes o nome para T1, T2,
T3 e T4), uma será para introduzir a nota do
trabalho (chame-lhe NT) e a última apresentará a nota
final (chame-lhe RESULTADO
).
-
Junte dois botões ao formulário. Defina a propriedade name de cada um
deles (seja bCalcular e bSair
).
-
Efectue um duplo clique sobre cada um dos botões e acrescente o código
necessário ao comportamento esperado. Deve obter algo semelhante a:
Private Sub bCalcular _Click()
RESULTADO = Int(T1* 0.1 + T2 * 0.2 + T3 * 0.2 + T4 *
0.2 + NT * 0.3 + 0.5)
End Sub
Private Sub bSair_Click()
End
End Sub
-
Junte duas caixas de texto à Form anterior. A primeira, chamada nAluno,
destina-se à introdução de um número de aluno e a segunda, chamada Nome
, destina-se à introdução do nome do respectivo aluno. Utilize este
novo interface para preencher uma pequena pauta na sua folha de cálculo.
-
Crie um formulário que permita para um determinado aluno, identificado pelo
número de aluno, obter todas as suas classificações existentes na pauta criada
na alínea anterior anterior.
-
Para que serve o seguinte programa?
Sub
adivinha() Dim
n, x As Integer
n = InputBox("Qual o número?", "Número secreto")
x = 0
Do While x <> n
x = InputBox("Qual é o seu palpite?", "Número secreto")
If x < n Then
MsgBox ("Não! É maior...")
ElseIf x > n Then
MsgBox ("Não! É menor...")
Else
MsgBox ("Parabéns! Acertou em cheio!")
End If
Loop
End Sub
Altere o programa anterior de modo que permita:
-
Apresentar o número de tentativas erradas do jogador antes de conseguir
adivinhar o número.
-
Que o utilizador possa decidir continuar a jogar sem que para isso tenha de
recomeçar o programa.
-
Limitar o número secreto para que este só possa estar compreendido entre 1 e
50.