Universidade da Beira
Interior
Desenvolvimento Web
Ano lectivo: 2023/24
Objectivos:
Proporcionar uma perspectiva
geral sobre a evolução das redes
informáticas, nomeadamente
da Internet e da WWW.
Conhecer as linguagens de programação
para a Web, o seu modo de funcionamento, e ser capaz de produzir
conteúdos Web.
Programa:
· Introdução à Web
· Linguagem HTML
· Linguagem CSS
· Linguagem Javascript
· Noções dos conteudos Server-side
· Protocolo HTTP
· Segurança Web
· Produção de conteúdos e elaboração de projetos Web
Critérios de avaliação:
Fase de Ensino-Aprendizagem:
Trabalhos Práticos (TP):
- Dois trabalhos com o mesmo peso na avaliação – 5 valores.
- Desenvolvimento e submissão presencial nas aulas práticas.
- Submissão em grupo de até 3 elementos. Não se aceitam trabalhos
submetidos fora do prazo.
- Sujeitos a defesa, caso os alunos não consigam defender tem 0 valores.
Projecto (P):
- Um trabalho 10 valores de peso na avaliação.
- A não submissão e/ou não defesa, implica a não admissão à época de
exames, e reprovação à UC.
- Submissão individual. Não se aceitam projetos submetidos fora do prazo.
- Sujeito a defesa, caso o aluno não consiga defender tem 0 valores.
Aprovação se TP + P >= 9,5. Reprovação se TP + P < 9,5.
Para obter Frequência (e possibilidade de ir a exame) é
necessário ter presença a pelo menos
80% das aulas, e obter uma
classificação de pelo menos 6 valores
na fase de Ensino-Aprendizagem.
Avaliação em Exame (época Normal, Recurso e Especial):
Trabalhos Práticos (TP):
- Mantem as regras de funcionamento da época de Ensino-Aprendizagem.
- Apenas se aceitam em época de exames
as melhorias dos TP submetidos
em época ensino aprendizagem.
Projecto (P):
- Mantem as regras de funcionamento da época de Ensino-Aprendizagem.
- Apenas se aceitam em época
de exames as melhorias dos
P submetidos em época ensino aprendizagem.
Aprovação se TP + P
>= 9,5. Reprovação se TP + P < 9,5.
Trabalhos práticos:
1.
Desenvolver uma página estática com HTML incluindo texto,
hipertexto e imagens estáticas. Esta página Web deve reajir bem a ecrans com
várias dimensões. Apresentação na semana
de 22 de Abril.
2.
Desenvolver uma página estática com HTML e CSS, incluindo
texto, hipertexto e imagens estáticas, som e video. Esta página deve tambem
incluir um pequeno código em Javacript para mostrar ou esconder uma imagem. Esta
página Web deve reajir bem a ecrans com várias dimensões. Apresentação na semana de 3 de Junho.
Trabalho teórico-pratico individual:
Planear, descrever e justificar
num relatório em PDF como
realizaria uma página web para suportar um processo de crowdfunding para desenvolvimento da ideia de um produto físico de robótica doméstica, que ainda não
existe (pretende-se que o seu desenvolvimento
seja financiado precisamente pelo processo de crowdfunding). Alem do relatório em PDF referido acima (que deverá
ter no máximo 4 páginas mais capa),
deve ser entregue uma “maquete”,
em html, da página que se proporia desenvolver. Apresentação na semana
de 3 de Junho.
Bibliografia:
- Porter Scobey e Pawan Lingras, Web Programming and Internet Technologies. An E-commerce approach.
Jones & Bartlett Learning, 2nd Edition, 2018
Recursos online:
Site de Web do World Wide Web Consortium (W3C):
Sites de Web com tutoriais sobre
as linguagens a aprender nesta UC:
Nota: O essencial do estudo desta disciplina pode ser
realizado a partir de recursos livremente disponíveis online, na Internet. Além
dos sites indicados na "Bibliografia" há inúmeros outros sites com
informação útil que podem ser facilmente encontrados. Alguns deles serão
indicados nas aulas.