Nuno M. Garcia


Projeto (UC 11572) 2014/2015  


- registo de aluno (obrigatório!)

- REGISTO DE PRESENÇA EM AULA (clique aqui para registar a sua presença, sempre que vier à aula).


CALENDÁRIO DE DEFESAS aqui https://goo.gl/9dc1PC

Avisos

08-02-2015: publicados os primeiros 22 enunciados de projecto (http://goo.gl/tobOSp).
11-03-2015: atribuídos os projectos (por sorteio) aos últimos alunos. Mais info no link acima.
25-05-2015: actualização da data de entrega e defesas para a época especial.
03-06-2015: correcção das datas de entrega em época especial.
08-06-2015: CALENDARIZAÇÃO DE DEFESAS!
01-07-2015: DEFESAS DA PARTE DA TARDE DE HOJE NA SALA 6.02.  
06-07-2015: CALENDARIZAÇÃO DA ÉPOCA ESPECIAL ONLINE

Recursos

Podem ser encontrados aqui os modelos para as propostas de projecto, em formato .doc e em formato .TeX.

A folha de cálculo neste link enumera uma série de pontos a ter em conta aquando da elaboração do relatório de projeto. Esta lista não é totalmente exaustiva e pode vir a sofrer alterações. A maior parte dos pontos aí enumerados serão levados em consideração pelo regente aquando da avaliação dos relatórios de projeto. Use esta folha de cálculo como uma lista de verificação antes da entrega do seu relatório.

Um arquivo comprimido com uma versão atualizada dos ficheiros que concretizam o relatório em LaTeX foi colocada aqui. Os vários ficheiros contêm algumas sugestões e dicas que podem levar em conta durante a concretização do relatório. Podem ir sendo adicionados alguns exemplos ao longo do semestre, sendo o arquivo atualizado.


Regulamento

O Regulamento da UC de Projeto pode ser visto aqui. (aprovado pela Comissão Científica Departamental em 28 de Janeiro de 2015).

Avaliação

Critérios de Avaliação
A avaliação na unidade curricular de projeto contempla três aspetos princípais: a capacidade técnica do aluno (T), a qualidade do relatório entregue (R) e da apresentação/defesa do trabalho desenvolvido (A).

Estes aspectos serão avaliados por um júri de três ou quatro elementos: o Coordenador ou pessoa nomeada por ele para presidir ao júri, o Orientador (e co-Orientador) e o Arguente.

Os elementos do júri serão professores do Departamento de Informática e, eventualmente, um representante de uma empresa envolvida no projeto ou um professor de outro departamento, caso aplicável.

Inerente à sua tarefa de supervisão do projecto, ao Orientador é possível a avaliação durante todo o periodo ensino-aprendizagem, enquanto que o Arguente e o Coordenador fazem a sua avaliação no final do projecto, durante a defesa oral.

No final do semestre, cada aluno deve entregar o resultado directo do projeto (e.g., o código desenvolvido e a aplicação, protótipo, sistema ou plataforma funcional), bem como o respectivo relatório do projecto.

Cada aluno deve ainda preparar uma apresentação e uma defesa. O orientador responsável por cada projecto emitirá um parecer acerca da qualidade do trabalho, indicando se concorda com a sua defesa perante um júri.

O Orientador (e co-Orientador) e o Arguente avaliam a capacidade técnica, a qualidade do relatório e a qualidade da apresentação. Os pesos associados a estes parâmetros são de 50%, 35% e 15%, respetivamente.

O Presidente do Júri avalia apenas a qualidade do relatório e da apresentação, valendo cada um destes elementos 75% e 25%, respectivamente.

Formalmente, e denotando por Or, Ar, Pr as notas do Orientador, do Arguente e do Presidente do Júri, tem-se que::
Or = 0.5 * T + 0.35 * R + 0.15 * A;
Ar = 0.5 * T + 0.35 * R + 0.15 * A;
Pr = 0.75 * R + 0.25 * A.

Classificação Final
A classificação final do aluno na unidade curricular é a média ponderada, arredondada às unidades, das classificações dos elementos do júri. As penalizações (Pen) são subtraidas a esta nota (ver em baixo). A nota que o orientador atribuir ao aluno vale 50% da nota final, a nota que o arguente atribuir ao aluno vale 30% da nota final e a nota que o presidente do júri atribuir ao aluno vale 20% da nota final (N), i.e.:
N = 0.50 * Or + 0.30 * Ar + 0.20 * Pr - Pen.

Concessão de Frequência
A concessão de frequência a esta unidade curricular depende da assiduidade do aluno às aulas da Unidade Curricular, ou opcionalmente, à declaração do Orientador que o trabalho desenvolvido se encontrará pronto para defesa pública, i.e.,
Se (Parecer Favorável do Orientador) então (Admitido a Exame);
Caso contrário (Não admitido a Exame).

Entrega do Relatório e Resultados do Projeto

Os relatórios de projecto e eventuais resultados do projecto (e.g., código) devem ser entregues até cinco dias úteis antes do dia definido para o exame pelos Serviços Académicos. Entregas após este prazo serão penalizadas em três valores por cada dia útil de atraso.

Entrega e Defesas
O relatório em papel e o CD/DVD/USB pen com o relatório (e código, quando aplicável) devem ser entregues no secretariado do Departamento.
O parecer do orientador tem de ser entregue até à data de entrega do relatório. Este pode ser entregue impresso ou enviado por e-mail ao Coordenador da unidade curricular.

Época Normal
Data limite de entrega sem penalização: 08 de Junho de 2015 até às 18h00.
Defesas a partir de 15 de Junho de 2015.

Época de Recurso
Data limite de entrega sem penalização: 22 de Junho de 2015 até às 18h00.
Defesas a partir de 29 de Junho de 2015.

Época Especial
Data limite de entrega sem penalização: 18 20 de Julho de 2015 até às 18h00.
Defesas a partir de 21 22 de Julho de 2015.

Relatório
Formato
Os relatórios de projeto são individuais e preparados em LaTeX, seguindo o formato disponível no seguinte
link. Há muitas sugestões e dicas nos ficheiros que concretizam o formato do relatório. Tenha-as em atenção durante a preparação do documento final.

Numeração
A numeração a figurar na capa de cada relatório tem a forma Nº XX - 2015. Verifique o número que deverá utilizar na lista de propostas em baixo.

Número de Exemplares

Um exemplar em papel por cada membro do Júri, num total de três ou quatro, no caso do ser projecto ter Orientador e co-Orientador.
Um exemplar em papel para o aluno para referência durante a apresentação do projecto.
Um exemplar em formato digital (.pdf) para arquivo departamental, entregue em CD/DVD/USB pen.

Propostas de Projecto

As propostas de projecto podem ser vistas aqui: http://goo.gl/tobOSp