Lúcio Studer Ferreira 


Home

Biografia





Formação Académica

Licenciatura (1997) e Doutoramento (2013) em Engenharia Electrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico, e Doutor Especialista em Informática (2015) pela Universidade Lusíada de Lisboa.

Certificações em Gestão de Projetos Informáticos do IPMA e certificação em Gestáo de Serviços IT (ITIL) da APMG International.

Frequencia de 27 Formações Técnicas certificadas sobre telecomunicações (LTE, Cloud-RAN, UMTS, Wi-Fi, IP) organizadas por instituições europeias.

Diplomado com o Curso Superior de Violeta pela Academia Nacional Superior de Orquestra.

Ensino

É, desde 2016, Professor Auxiliar Convidado na Universidade da Beira Interior, no Departamento de Informática, onde leciona Composição Web, Algoritmos e Estruturas de Dados e Engenharia de Software, para os 1º Ciclos de Engenharia Informática, Informática Web, Bioengenharia e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

É igualmente, desde 2014, Professor Auxiliar na Universidade Lusíada de Lisboa. Para os cursos de Engenharia Informática e Informática, é regente e leciona atualmente as disciplinas de Compiladores, Estruturas de Dados e Algoritmos, Estruturas de Dados e Algoritmos Avançados, Arquitetura de Computadores, Teoria da Computação, Sistemas de Informação para Gestão e Computação e Representação Gráfica. Para o curso de Engenharia Electrotécnica e Computadores, lecionou, entre 2014 e 2016, Fundamentos de Telecomunicações, Sistemas de Telecomunicações e Propagação e Radiação. 

É co-supervisor de um aluno de doutoramento no Instituto Superior Técnico, tendo supervisionado 6 teses de mestrado nesta mesma instituição. Foi arguente de várias teses de mestrado e doutoramento em Portugal e no estrangeiro.

Investigação e Consultoria

Investigador do Group for Research on Wireless (GROW) do INESC-ID (desde 2016), tendo trabalhado com o mesmo grupo no INOV-INESC Inovação (2012-2015) e no Instituto de Telecomunicações (1999-2012). As suas áreas de especialização são as comunicações móveis sem fios, envolvendo redes de acesso rádio, em malha, redes de acesso rádio baseadas na cloud, redes de sensores, bem como soluções integradas baseadas na web. Tem uma vasta experiência de trabalho em consórcios com operadores, fabricantes e instituições de investigação europeias. Desde 1999, esteve envolvido em 15 projectos de investigação financiados pela Comissão Europeia (CE), com um registo de 160 reuniões internacionais. Foi redactor de propostas, coordenador técnico e gestor de vários grupos de trabalho, bem como editor e autor de 40 relatórios técnicos para a CE.

Autor de 54 publicações científicas em capítulos de livros, revistas e conferências internacionais. Revisor convidado de parcerias de investigação internacionais. Chair em 8 conferências e workshops, membro do comité técnico de 12 conferências, e revisor em 18 conferências.

Consultor para a ANACOM, operadores móveis portugueses Optimus, Vodafone e TMN, e Metropolitano de Lisboa. Trabalha atualmente como consultor para vários operadores móveis na otimização e planeamento de redes LTE.

Membro do board da IEEE ComSoc - Communications Society Portugal Chapter.

Violetista

Violetista, membro do Quarteto Arabesco. Colabora regularmente com as orquestras barrocas Divino Sospiro e Os Músicos do Tejo, assim como a Orquestra Sinfonieta de Lisboa.