Objectivos
Nesta unidade curricular serão estudados conceitos inerentes à interação
homem-máquina, quer a um nível mais conceptual e teórico quer a um nível
mais prático. Começando com uma análise dos dois principais
intervenientes - homem e computador - prosseguir-se-á para o estudo de
modelos subjacentes à representação design e implementação de sistemas
facilitadores desta interação. Serão analisados os aspetos estéticos e
funcionais mais relevantes e relacionados com o design e implementação
de sistemas interativos.
Tendo presente o paradigma WIMP e sendo as interfaces gráficas (GUI) ainda
uma das principais formas de interação com um computador, pretende-se que
os alunos ganhem competências no domínio da implementação de software dotado
destes facilitadores da interação. Assim, serão exploradas técnicas e
ferramentas que permitam o desenho e a implementação de interfaces gráficas,
em sistemas informáticos. Neste processo serão necessariamente considerados
os conceitos e elementos mais teóricos, apreendidos ao longo do semestre.
"(...)
When simple things need pictures, labels, or instructions, the design
has failed
(...)"
[Don Norman, "The Design of
Everyday Things", 1988]