Equipamentos de utilização geral

 

Equipamento Informático

A UBI dispõe de um Centro de Informática dotado de meios de cálculo científico e técnico para processamento rápido. Possui ainda duas salas de terminais, duas de micro-computadores e uma rede de área local ligando terminais, micro-computadores e estações gráficas, distribuídas pelos diferentes Departamentos, Centros e Serviços nos vários Pólos, num total de 450 postos de trabalho, todos com acesso gratuito à internet. Deste modo é possível satisfazer as necessidades administrativas da Universidade, apoiar o Cálculo Científico e o processamento de dados para docentes e alunos.

O Centro de Informática disponibiliza comunicações nacionais e internacionais através da RCCN-RCTS (Rede de Ciência, Tecnologia e Sociedade) a 2 Mbps.

Os meios informáticos da UBI estão acessíveis a partir do exterior, através da rede telefónica analógica e da rede RDIS.

O horário de funcionamento das diferentes salas é o seguinte:

- Sala de terminais – Das 0 às 24 horas. Com acesso permanente - Pólo I – 2ª a 6ª das 8 às 24 horas, com acesso de hora a hora das 24 às 7 horas da manhã. Sábado, com acesso permanente das 9 às 13 horas e de hora a hora no resto do fim de semana.

- Sala de terminais – Pólo IV – 2ª a 6ª das 9 às 19horas. Sábados das 9 às13 horas.

- Salas de micro-computadores – 2ª a 6ª das 9 às 12.30 horas e das 14 às 17.30 horas.

Recursos multimédia

O Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem (CREA), destinado ao apoio audiovisual, dispõe de um laboratório de fotografia, de um estúdio de gravação e de uma unidade de pós-produção áudio e vídeo com edição computadorizada.

Na vertente de apoio ao ensino e investigação, o CREA colabora nas várias actividades que requerem meios audiovisuais. As licenciaturas ministradas na UBI utilizam este Centro como laboratório para algumas aulas práticas. O equipamento audiovisual do CREA é também utilizado para apoiar seminários, conferências e colóquios.

Além disso, o CREA é também um Centro vocacionado para a prestação de serviços à comunidade através da produção de filmes e diaporamas científicos, didácticos e documentais.

O horário de acesso ao CREA é o seguinte: 2ª a 6ª das 9 às 12.30 horas e das 14 às 17.30 horas.

Apoio às Actividades Académicas

  • A nível social

    Alimentação (Cantinas/Bares) e Instalações de Convívio

  • No âmbito do sector de alimentação os Serviços de Acção Social dispõem de dois balcões na Cantina de Santo António, de dois balcões na Cantina da Boavista, com capacidade para fornecer 3500 refeições diárias. Dispõe ainda de três snack-bares e sete bares, aos quais têm acesso alunos bolseiros, não bolseiros, docentes e funcionários.

    A Associação Académica dispõe, na sua sede, de espaços de lazer e convívio .

  • Alojamento - Residências Universitárias
  • No âmbito dos Serviços de Acção Social, a Universidade possui cinco residências, duas femininas e três masculinas, com capacidade total para 249 e 215 estudantes, respectivamente.

    A Universidade dispõe, para apoio a Professores que visitam a instituição, de apartamentos e quartos.

    Assistência Médica

    Os Serviços de Acção Social possuem, para assistência médica, de um Centro de Apoio Médico e Desportivo onde funcionam Serviços Clínicos gratuitos nas áreas de Medicina Curativa e Medicina Preventiva (Planeamento Familiar) e Medicina do Trabalho. Dispõe ainda de um Gabinete Médico do Desporto e Clube de Saúde, com Sauna e Ginásio.

    Bolsas de Estudo

    Os estudantes, cujos agregados familiares não consigam, por si só, suportar os encargos resultantes da frequência da Universidade, podem beneficiar de bolsas de estudo, como complemento pecuniário, sendo estas atribuídas pelos Serviços de Acção Social.

    No âmbito da Universidade, são ainda atribuídas bolsas de estudo por mérito a estudantes com aproveitamento escolar excelente, independentemente da sua situação económica.

    Acompanhamento Pastoral

    Os estudantes dispõem, junto da Capelania da UBI, de acompanhamento na sua integração no meio universitário e local, de apoio psicológico, pastoral e social tendo em vista a sua formação humana, moral e espiritual no âmbito da pastoral universitária cujo objectivo é promover a interdisciplinaridade na relação positiva entre a fé, ciência e cultura.

     

    Actividades Culturais e Desportivas

    Os alunos têm à sua disposição dois pavilhões gimnodesportivos onde podem ser praticadas várias modalidades, tais como: Ténis, Escalada, Futebol, Andebol, Basquetebol, etc..

    A Associação Académica da UBI promove regularmente actividades recreativas, culturais e desportivas e dispõe na sua sede de instalações para grupos desportivos e culturais e onde tem lugar espectáculos culturais. Na UBI, utilizando as suas instalações existe ainda o Coro da Universidade.

    A nível pedagógico

    Reprografia e Livraria

    Os Serviços Gráficos e de Publicações têm em vista apoiar as diversas Unidades Científico-Pedagógicas, Centros e Serviços bem como, simultaneamente, executar a publicação e venda de textos didácticos, trabalhos de divulgação, etc. O equipamento instalado permite realizar essas tarefas e dar resposta às várias solicitações que venham a ter lugar, nomeadamente a edição de livros científicos com divulgação assegurada por uma distribuidora. O horário de atendimento dos utentes de 2ª a 6ª feira é das 9 às 12.30 horas e das14 às 17 horas.

    Nos Pólos I e IV encontram-se ainda duas papelarias e uma livraria.

    Museu de Lanifícios

    O museu, instituído como instalação inter-departamental depois de ter sido recuperada a zona das tinturarias da Real Fábrica de Panos (fundada na Covilhã pelo Marquês de Pombal no séc. XVIII), tem como objectivo pedagógico sensibilizar os alunos para a evolução dos instrumentos e dos processos de fabrico dos lanifícios.

    O Museu funciona no seguinte horário: 3ªs feiras a Domingos das 9.30 horas às 12.00horas e das 14.30 às 18 horas. Encerra às 2ªs feiras.

    Acompanhamento Tutorial

    O acompanhamento tutorial tem lugar numa sala de aula, com periodicidade semanal e em hora previamente fixada no horário. Pretende-se, com o referido acompanhamento, promover pelos tutores a integração institucional dos estudantes, esclarecer dúvidas sobre o plano de estudos do curso e respectiva articulação vertical e horizontal com o nível de ensino precedente bem como acompanhar o progresso dos alunos nas matérias das diferentes disciplinas do ano curricular.

     

    Estágios Profissionais Empresas

    A Universidade da Beira Interior, tendo em vista proporcionar a oportunidade para os novos licenciados complementarem a sua formação académica nas respectivas áreas disciplinares, dispõe de um Programa de Estágios no âmbito do Gabinete de Estágios –Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional, junto do qual funciona o CEDR/UNIVA (Unidade de Inserção na Vida Activa) e ao qual se podem dirigir os finalistas dos diferentes cursos.

    Empresas que proporcionaram Estágios nos últimos dois anos