Tese de Doutoramento em Informática

Demonstração Experimental do Valor dos Sistemas de Informação

Pedro José Guerra de Araújo

Resumo

A melhoria do desempenho assume grande importância para a indústria têxtil e do vestuário (ITV), cujos índices de produtividade e de qualidade são dos mais baixos da UE. Na base dessas dificuldades encontra-se a deficiente organização interna de muitas empresas do sector. Esta situação, aliada à crescente dinâmica dos produtos e dos mercados, complica consideravelmente a tarefa de tomada de decisão.

Estudos publicados por entidades ligadas ao sector têxtil e do vestuário alertam para a fragilidade dos métodos de gestão da produção e em que medida esta situação coloca em perigo a competitividade das empresas. A confirmá-lo, o contacto com empresas do sector no âmbito desta investigação mostrou que funções importantes como a avaliação e controlo do desempenho são quase sempre rudimentares, feitas de forma mais ou menos manual. No apoio a estas funções, os sistemas e tecnologias da informação podem desempenhar um papel importante.

Porém, nada permite assegurar que a simples utilização dessas tecnologias induza melhorias na produtividade. Efectivamente, uma empresa só beneficia com a introdução de tecnologia se isso provocar mudanças organizacionais que levem à adopção de novas e melhores formas de trabalhar. Por conseguinte, qualquer análise de investimentos requer a demonstração de que o uso da tecnologia induz alterações aos métodos de trabalho que por sua vez levam à melhoria nos resultados.

Essa demonstração foi feita em dois passos. O primeiro passo foi a criação de um índice que quantifica o nível de desorganização da empresa e mostra aos responsáveis a necessidade de tomar medidas para melhorar o desempenho da função de produção. O segundo passo foi a construção de raiz de um sistema de informação para implementar e monitorizar em tempo-real este índice e que simultaneamente responde aos requisitos operacionais da gestão da produção na ITV. Este sistema foi instalado e mantém-se em exploração em várias fábricas do sector na Região da Beira Interior. Os dados recolhidos confirmam experimentalmente a relação entre a evolução da produtividade e a avaliação de desempenho usando o índice de desorganização. Na perspectiva do gestor, isso demonstra o valor do investimento em sistemas e tecnologias da informação para o caso particular da gestão da produção. Na perspectiva académica, demonstra a contribuição da investigação para a solução de problemas no mundo empresarial.