Projeto 2022/23 (14965, 14966)
Sessão pública de demonstração dos projetos
A avaliação na unidade curricular de projeto contempla três aspetos principais:
Estes aspetos serão avaliados por um júri de três elementos:
Os elementos do júri serão professores do departamento de informática e, eventualmente, um representante de uma empresa envolvida no projeto, caso aplicável. Inerente à sua tarefa de supervisão do projeto, ao orientador é possível a avaliação durante todo o período ensino-aprendizagem, enquanto que o arguente e o coordenador fazem a sua avaliação no final do projeto, após uma defesa oral do mesmo.
No final do semestre, cada estudante deve entregar:
Cada estudante deve ainda preparar uma apresentação e uma defesa:
No final do semestre, em data a designar, todos os estudantes de projeto devem em conjunto dinamizar uma sessão pública de demonstração dos seus projetos. Esta será aberta a toda a comunidade da UBI e também ao exterior (sociedade e empresas).
Cada orientador responsável, por cada projeto, emite dois pareceres que devem ser solicitados pelo estudante:
A nota final (N) do aluno na unidade curricular é a média ponderada, arredondada às unidades, das classificações dos elementos do júri.
A nota que o orientador atribuir ao aluno vale 45% da nota final, a nota que o arguente atribuir ao aluno vale 40% da nota final e a nota que o presidente do júri atribuir ao aluno vale 15% da nota final.
As penalizações (Pen) são subtraídas a esta nota. Cada dia útil de atraso na entrega é penalizado em 3 valores.
isto é: N = 0.45 * Or + 0.40 * Ar + 0.15 * Pr - Pen.
A aprovação a esta unidade curricular depende da nota final ser superior ou igual a 10 e do trabalho ter merecido pareceres favoráveis do orientador e da participação na sessão de demonstração, i.e.,
NOTA:
Orientador/a | E-mail para contacto | Título do trabalho | Resumo do trabalho | URL proposta | Estudante aceite |
---|---|---|---|---|---|
Hugo Proença | hugomcp@ubi.pt | Object Sniffer: Procura Remota de Objetos a partir de Dispositivos Aéreos Não-Tripulados (UAVs) | In particular, this project aims at the development of an automata that - upon a multi- view image-based query of an object - searches for potential matches in an outdoor environment. It is expected that the system is able to actively redirect the data acquisition strategy with regard to the probability of matching at the different parts of the region to be scanned. | https://tinyurl.com/3wsfvwfp | |
Nuno Pombo, Magdalena Punceva | ngpombo@di.ubi.pt | Unlocking Fairness in Criminal Justice: An Exploration of Machine Learning Techniques for Bias-Aware Risk Assessment | Researching on the use of machine learning for fair risk assessment: This topic of research involves the use of machine learning techniques for fair risk assessment, specifically focusing on the development and evaluation of fairness-aware algorithms. Fairness in decision support systems refers to the ability of the system to make unbiased and equitable decisions, treating all individuals or groups in a fair and just manner. This means that the system should not discriminate against any group or individual based on protected characteristics such as race, gender, or age. Fairness in decision support systems is becoming increasingly important as these systems are being used in a variety of sensitive applications, such as hiring, lending, and criminal justice, where decisions made by the system can have significant impacts on individuals' lives. These algorithms take fairness considerations into account, such as group fairness and individual fairness, in order to avoid bias and discrimination against certain groups of people. Researchers can investigate these techniques by training and evaluating machine learning models on different data sets and comparing the results to traditional risk assessment methods. | ||
Nuno Pombo, Hurriyet Ok | ngpombo@di.ubi.pt | Mixed reality UI for first responders | Design and implement UI intefaces for incident command perspective and heads-up displays (HUD) for first responders using AR headset with eye tracking feature or VR headset with eye tracking feature and video passthrough AR capabilities. | ||
Manuela Pereira | mpereira@di.ubi.pt | Compression performance stability of JPEG AI using different training sessions | The scope of the JPEG AI is the creation of a learning-based image coding standard offering a single-stream, compact compressed domain representation, targeting both human visualization, with significant compression efficiency improvement over image coding standards in common use at equivalent subjective quality, and effective performance for image processing and computer vision tasks, with the goal of supporting a royalty-free baseline. The current model has produced 30% compression gains over the state of the art codecs revealing that this technology has a high probability of future adoption. When learning-based methods are considered, the performance of the final learned model may vary because of the learning process stochastic nature, even when training conditions remain unchanged. This project aims to evaluate the stability of the JPEG AI under multiple training, using appropriate objective metrics. | ||
Manuela Pereira e Elsa Fonseca | mpereira@ubi.pt | Reconstrução das vistas usando o holograma completo | Atualmente existe um grande interesse nos diferentes formatos plenópticos, incluindo hologramas digitais. Os dispositivos holográficos atuais já são capazes de representar toda a informação 3D, no entanto apresentam resolução e campo de visão limitados, além de serem extremamente dispendiosos. Por esta razão são normalmente usados dispositivos convencionais e cada ângulo de visão é representado em diferentes momentos, podendo estes ser compilados na forma de um pseudovídeo curto para imitar o comportamento do observador ao olhar para o holograma real. Os diferentes ângulos de visão (diferentes perspetivas) são obtidos a partir de janelas de menor dimensão que deslizam ao longo do holograma à medida que vão sendo propagadas para o plano do objeto usando um método de reconstrução numérica convencional. Uma vez que o método mais utilizado se baseia na reconstrução de janelas de dimensão inferior à do holograma original, as vistas resultantes sofrem de alguns artefactos, sobretudo aumento de ruído e diminuição de resolução. Neste trabalho, propõe-se uma abordagem alternativa que consiste na reconstrução das vistas usando o holograma completo e simulando a propagação da luz segundo diferentes ângulos de forma a mimetizar a variação da direção do olhar do observador [1]. Pretende-se efetuar uma pesquisa dos algoritmos existentes para este efeito de forma a conseguir um compromisso entre a qualidade final e a eficiência computacional. [1] Wenhui Zhang, Hao Zhang, Kyoji Matsushima, and Guofan Jin, "Shifted band-extended angular spectrum method for off-axis diffraction calculation", Vol.29, No.7/29, March2021, OpticsExpress. | ||
Rui Fernandes | rui@segal.ubi.pt | RestAPI - RAW 2 RINEX | Este projeto tem como objetivo criar uma RestAPI capaz de converter ficheiros RAW (binários) de várias marcas de sistemas de navegação por satélite (GNSS) para o formato RINEX3. O GNSS é um sistema de navegação por satélite que permite determinar a posição de um dispositivo em qualquer lugar do mundo. O RINEX é um formato de arquivo padrão para dados GNSS que permite armazenar, trocar e processar dados brutos e resultantes do GNSS. A RestAPI deverá receber os ficheiros RAW proprietários, convertê-los para o formato RINEX3 e disponibilizá-los para download ou integração com outros sistemas. | ||
Pedro de Almeida | palmeida@di.ubi.pt | Software para comunicação em sistemas Android | Este projecto visa o desenvolvimento de um programa a correr em sistemas Android (telemoveis ou tablets) capaz de comunicar com um servidor numa rede WiFi, e de trocar mensagens (sequencias de bytes) com esse servidor. O objectivo deste software é permitir trocar mensagens com sistemas IoT, para transmitir comandos simples a esses sistemas, e para receber dados de estado desses sistemas. O software Android em causa deve incluir uma interface simples para que o utilizador possa gerar comandos (a transmitir ao sistema IoT) e visualizar os dados recebidos. | ||
Rui Cardoso | rcardoso@ubi.pt | Avatar Body Language | Although traditional videoconferencing can create privacy concerns, virtual meetings have not yet gained widespread acceptance due to issues related to communication quality and the lack of important non-verbal cues, such as body language. Our objective is to investigate the potential of virtual avatars' body language to indicate attendees' communication status during virtual meetings. | ||
Pedro de Almeida | palmeida@di.ubi.pt | Sofware de controle de direcção de um robot. | O objectivo desta proposta de Projecto é o desenvolvimento do software para um sistema de direcção para um pequeno robot de 4 rodas, cada uma com o seu motor, montadas em eixos com rotação livre, orientáveis com base na actuação diferencial dos respectivos motores. O projecto implica desenvolver o software de comunicação e de controle do robot, incluindo um controlador PID. Este software deve correr num microcontrolador ESP32. | ||
João Cordeiro | jpcc@ubi.pt | Os Verbos das Coisas | Estudo de aglomeração de palavras com base em modernos modelos da linguagem humana LLMs (tipo BERT, GPT3, etc). Este trabalho concentra-se no estudo nos verbos de uma língua, explorando LLMs e usando algoritmos de aglomeração para criar aglomerados de verbos probabilisticamente relacionados. Estes aglomerados serão usados para estudar categorias de texto, como por exemplo texto noticioso. | ||
Pedro de Almeida | palmeida@di.ubi.pt | Algoritmo de matching para sites de encontros | O objectivo desta proposta de Projecto é o desenvolvimento de um algoritmo, ou de uma metodologia de funcionamento para um site/app de matching de pessoas, que permita minimizar o problema de uma fracção significativa dos participantes não conseguir obter sucesso em termos de matching com outros participantes. O frequente insucesso, neste tipo de sites/apps, das pessoas que são percepcionadas como menos apelativas (devido a serem consideradas menos atraentes, a terem piores condições económicas, idades mais avançadas, piores fotos ou textos de apresentação, etc.) constitui um problema reconhecido, e tem reflexos pessoais e sociais relevantes. A minimização deste problema pode trazer beneficios para todos os envolvidos, e até para o conjunto da sociedade. Neste projecto pretende-se estudar e propor soluções funcionais/operacionais que aumentem a probabilidade de matchings bem sucedidos para todos os participantes, incluindo os que possam ser percepcionados como menos apelativos pela maioria dos outros participantes. | ||
João Alfredo F. F. Dias | joao.alfredo.dias@universidadeeuropeia.pt | CRIAÇÃO DE VIDEOJOGO DIGITAL | Desenvolvimento de um videojogo digital, baseado no estilo dos jogos "Bullet hell" e "Dungeon Crawler". O principal objetivo deste videojogo é desenvolver competências de resolução de problemas complexos, através de puzzles e labirintos gerados de forma aleatória. | ||
João Cordeiro | jpcc@ubi.pt | Sumarização de Páginas Web | Criação de uma extensão ao browser Chrome para realização de operações sobre texto de páginas web, em particular a criação de diferentes tipos de sumários (gerais, para cada parágrafo), conforme o desejo do utilizador. O objetivo principal é explorar os recursos mais relevantes existentes para a sumarização, incluindo o estudo da nova API do ChatGPT. | Tomás de Sousa Taxa, 43279 | |
João Cordeiro | jpcc@ubi.pt | Web Corpora Operations | Desenvolvimento de uma aplicação HTML5 + PHP para consulta de dados textuais de redes sociais e da web em geral. A aplicação deve permitir a realização de diversas operações demonstrativas de NLP (Natural Language Processing), para texto que foi previamente extraído e já se encontra armazenado em grandes bases de dados. Por exemplo deverá ser possível gerar estatísticas de resumos, gráficos e fazer pesquisa de frases por certos padrões linguísticos a definir pelo utilizador. | Afonso Dinis de Paula, 44490 | |
Carlos Barrico | cbarrico@di.ubi.pt | Atualização de firmware para transferência de dados usando routers | O objetivo é atualizar os scripts criados para transferir dados utilizando um router cujo sistema operativo é o OpenWRT. A atualização dos scripts permitirá a transferência mais rápida e eficiente dos dados, aumentando a segurança e melhorando o desempenho do sistema. Para isso, serão realizados estudos sobre as tecnologias e protocolos mais recentes utilizados para a transferência de dados. Serão também analisadas as vulnerabilidades existentes no firmware atual, com vista a corrigi-las e tornar o sistema mais seguro. | Pedro Mourato, 42293 | |
Carlos Barrico | cbarrico@di.ubi.pt | Desenvolvimento de Ferramenta de Visualização de Séries Temporais com GMT Versão 6 | O objetivo deste projeto é desenvolver uma ferramenta de visualização de séries temporais utilizando o GMT (Generic Mapping Tools) versão 6. A ferramenta deve permitir a criação de imagens de séries temporais com alta qualidade e flexibilidade, incluindo eventualmente novas funcionalidades. Os scripts serão desenvolvidos usando Python (ou uma linguagem de scripting) e integrada em um portal existente para visualização de dados. | João Ferreira, 43274 | |
João Bernardo Ferreira Sequeiros | jbfs@ubi.pt | Checklist for New Ninjas | Este projeto tem como objetivo a criação de uma solução dentro da plataforma Salesforce que permita a um colaborador de uma empresa visualizar e preencher uma checklist de tarefas criadas pelos recursos humanos da mesma. A aplicação a ser implementada deverá ter um Backoffice e um Frontend. O projeto terá a co-orientação da equipa Salesforce da Merkle. | https://tinyurl.com/bdndyezm | Afonso Correia, a41130 |
João Bernardo Ferreira Sequeiros | jbfs@ubi.pt | Jogo Shooter com Modos Multiplayer | Com esta proposta pretende-se o desenvolvimento de um jogo do tipo top down shooter, com uma componente multijogador. O jogo contará com diversos modos, e nos modos multiplayer será tentada a identificação de potenciais estratégias para minimizar efeitos de lag. | https://tinyurl.com/mr3d7tf7 | Carlos Norte, a45603 |
Paulo Fazendeiro | fazendeiro@ubi.pt | Aplicação educacional focada em formas particulares de dislexia | Esta proposta tem como intuito desenvolver uma aplicação móvel destinada a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos com dificuldades de aprendizagem. Visa poder vir a reduzir os efeitos da Dislexia (nas suas diferentes formas). A Dislexia é uma disfunção neurológica que se manifesta ao nível da dificuldade de aprendizagem da leitura. As crianças que sofrem desta perturbação apresentam um esforço acrescido para distinguir letras ou formar palavras e compreender o seu significado. Estes estudantes requerem um tratamento terapêutico intensivo e apoio no processo de ensino-aprendizagem. A aplicação pretende vir a funcionar como uma forma de apoio complementar em contexto de sala de aula ou familiar. | Daniela Fidalgo, 46736 | |
João Neves | jcneves@di.ubi.pt | Estimativa de Maturação de Frutos a partir de Imagens capturadas por Dispositivos Móveis | Esta proposta visa o desenvolvimento de soluções de visão computacional para determinação do estágio de maturação de frutas a partir de uma única foto adquirida de dispositivos móveis, enquanto a fruta ainda está na árvore. | https://tinyurl.com/ycknuyhb | Diogo Paulo, 45781 |
Bruno Miguel Correia Silva | bsilva@di.ubi.pt | Criação do jogo web digital: "LEADCOR Leadership Boardgame" | The LEADCOR Leadership Boardgame is an innovative board game, based on "Snakes and Ladders", developed by IPS. The boardgame's main goal is to develop leadership competencies (namely Emotional Intelligence, Time Management, Team Management, Communication, Conflict Management, Motivation and Emotion management), through hypothetical situations/questions in the prison context so that players can reflect on their strengths and weaknesses. Having this individual work perception, players will be able to create a Leadership Development/Action Plan. The goal of this project is to develop a digital version of the Leadcor boardgame where all the players will play together in the same device. Attached you can find the rules and instructions. | Francisco Teofilo, a42114 | |
João Bernardo Ferreira Sequeiros | jbfs@ubi.pt | Desenho e Desenvolvimento de Plataforma e Website para o Centro Académico Clínico das Beiras (CACB) | O projeto proposto prevê a reformulação e criação de um novo website, e a criação de uma plataforma (backend e backoffice), preparados e capazes de suportar futuras expansões, onde seja possível efetuar a divulgação de notícias, inscrição e gestão de formações, e outras informações e atividades relevantes do Centro Académico Clínico das Beiras. | https://tinyurl.com/yjvutrv2 | Marta Godinho, a45762 |
João Neves | jcneves@di.ubi.pt | Sistema Automático para Diagnóstico de Lesões Cutâneas Baseado em Conceitos Dermatoscópicos | Este projeto visa o desenvolvimento de modelos de classificação, baseados em conceitos, para o diagnóstico de doenças cutâneas com base em imagens dermoscópicas. | https://tinyurl.com/32kewkde | Sara Inácio, a46228 |
Bruno Miguel Correia Silva | bsilva@di.ubi.pt | Sistema Para Gestão de Presenças do Cowork Fundão | O Objetivo principal deste projeto é desenvolver uma app movel e um back-office (incluindo backend) para gestão de presenças e reservas do espaço do Cowork Fundão. O objetivo é que a aplicação seja multiplataforma e que através de uma tecnologia de sensorização, (por exemplo, NFC), os seus utilizadores possam reservar espaço, bem como marcar a sua presença. Este trabalho é feito em parceria com o cowork Fundão e o estudante pode eventualmente de ter de se deslocar ao Fundão para validação real. | Tiago Barreiros, a46118 | |
Paulo Fazendeiro | fazendeiro@ubi.pt | Gerador (automático) de coreografias para drones | Pretende-se o desenvolvimento de uma aplicação móvel que permita o controlo simultâneo de um conjunto de drones e a produção intuitiva (porventura automática e inteligente) de novas coreografias que possam ser integradas com músicas de diferentes géneros musicais. | Rafael Victória, 41857 | |
Paulo Fazendeiro | fazendeiro@ubi.pt | Acompanhante virtual para localização de equipas em jogos de exterior | Pretende-se desenvolver uma aplicação móvel que permita monitorar variáveis fisiológicas e saber em tempo real onde se encontram os diversos elementos de uma equipa participante de atividades de "team building" no exterior. A aplicação a desenvolver deve servir como ponto de partida para a criação de novas atividades de "team building" inspiradas nas funcionalidades oferecidas pela aplicação. | Maria Pais, 45564 | |
Prof. Frutuoso Silva e a Prof.ª Michele Breton | fsilva@di.ubi.pt | Jogo Sério para o Estudo de Gastroenterologia | Este projeto visa conceber e desenvolver uma aplicação móvel (i.e., um jogo sério) que permita ensinar os principais conceitos básicos de histologia, embriologia, fisiologia e anatomia relacionados com a disciplina de Aparelho Digestivo. O tipo de jogo/app que se pretende desenvolver é inspirado no jogo "QuizzLand" onde o utilizador tem de responder a uma sequência de questões de escolha múltipla. As questões deverão poder ser inseridos automaticamente na aplicação, por exemplo, por meio de uma base de dados ou por meio de um ficheiro de configuração. | Rodrigo Gomes, 45892 | |
Hugo Proença | hugomcp@ubi.pt | Food Calories Estimation I: State-of-the-Art Evaluation | This project aims at evaluating the current solutions for calories estimation from images/videos and report the main weaknesses/strengths behind each solution that is freely available in the web. In order to do so, it is also expected that the student is able to grab a novel dataset, collected from mobile devices (smartphones), annotate the data and perform a systematic evaluation of the existing methods. | https://tinyurl.com/3pdm6k8t | Ivo Ribeiro, 46387 |
Paulo Fazendeiro | fazendeiro@ubi.pt | Análise lúdica de biossinais para DPOC | Pretende-se o desenvolvimento de uma aplicação móvel que possa ser utilizada na análise de biossinais recolhidos de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Pode incluir ferramentas de gamificação educação para a doença e outros que permitam uma capacitação dos doentes permitindo uma maior participação dos doentes nos seus cuidados e na gestão da sua doença. | João Martins, 45644 | |
Paula Prata | pprata@ubi.pt | Interface para API de anonimização | A proteção de dados de forma a respeitar a privacidade de cada individuo é cada vez mais importante. Acedendo à API da ferramenta de anonimização ARX (https://arx.deidentifier.org/), pretende-se uma interface que permita automatizar a anonimização e análise de vários conjuntos de dados fazendo variar os parâmetros do modelo de privacidade usado. | https://tinyurl.com/4hhm7y6k | Simão Andrade, 46852 |
Bruno Miguel Correia Silva | bsilva@di.ubi.pt | Sistema IoT para gestão de presenças e assiduidade em sala da aula | O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema IoT e uma plataforma digital de recolha de dados, que permita a um Professor, ter de forma automática, a presença, assiduidade e local onde os estudantes se sentam ao longo de um semestre. Para a implementação do projeto, será necessário o uso de tecnologias IoT como microcontroladores, sensores ou QR codes. | Guilherme Teixeira, 45662 | |
Bruno Miguel Correia da Silva | bsilva@di.ubi.pt | Sistema IoT para Monitorização de Sinais Vitais de Jogadores de e-Sports. | O objetivo deste projeto é a construção de um sistema IoT e plataforma digital para recolha de dados e visualização dos sinais vitais de jogadores de e-sports. O objetivo é construir um sistema que use tecnologias IoT como microcontroladores, sensores corporais, etc. No final, pretende-se que exista um sistema digital (web) que apresente o histórico sensorial de jogadores e que possa ser o ponto de partida para uma análise da performance desportiva dos mesmos. | Luís Sá, 46753 | |
Simão Melo de Sousa | desousa@di.ubi.pt | Algoritmia Avançada em OCaml | Implementar estrutura de dados e algoritmos avançados em OCaml. Integrar estas implementações numa plataforma de avaliação e correção automática, com mecanismos de geração automática de testes. | João Pedro Marques, 45722 | |
Pedro Inácio | prmi@ubi.pt | Atualização e Evolução da Forensic Box | Este projeto tem como objetivo a modernização e expansão da Forensic Box. Pretende-se atualizar o controlador principal, e ativadas ferramentas que necessitam ter as suas implementação e automação revistas. Deverá ser atualizado e mais desenvolvido o sistema de reporte. Deverá ainda ser ativada a interface wireless da Forensic Box, de forma a que seja possível ligar a mesma a uma rede sem fios de forma a poder efetuar uma auditoria sem necessidade de ter um cabo físico de ligação à rede. Potencialmente, poderão ser ainda implementadas novas ferramentas, para expandir as capacidades da Forensic Box. | https://tinyurl.com/mt8f2aea | João Paixão, 46936 |
Hugo Proença | hugomcp@ubi.pt | Food Calories Estimation II: Object Detection Evaluation | This project aims at evaluating the performance of the state-of-the-art (SOTA) solutions for object detection based in deep learning frameworks. The goal is to compare the performance attaining by the learn-from-scratch paradigm with respect to fine-tune the existing SOTA detectors. In order to do so, it is also expected that the student is able to grab a novel dataset, collected from mobile devices (smartphones), annotate the data | https://tinyurl.com/3xmnnx58 | Tiago Mascarenhas, 46743 |
Pedro Inácio | prmi@ubi.pt | Aplicação Web para Navegação na UBI Baseada em Tags Posicionadas | O objetivo principal deste trabalho é o de desenvolver uma aplicação Web, orientada para dispositivos móveis, que concretize uma solução de navegação simples mas eficaz para os edifícios da UBI. De maneira a conseguir o objetivo enunciado, pretende-se que a aplicação associe diversos tags NFC a Uniform Resource Locators (URLs) que mostrem informação sobre o local exato onde a pessoa está, numa página web, e também quais os pontos/tags mais próximos. A ideia é que o utilizador normal da aplicação não necessite de autenticação para aceder à informação. Esses utilizadores só devem precisar ler o tag e ser imediatamente redirecionados para a página com a informação. | https://tinyurl.com/ymmxdhum | Rodrigo Duarte, 45447 |
Nuno Pombo, Sofia Ouhbi | ngpombo@di.ubi.pt | Web-based Requirements Management Tool for Students: Enhancing Specification and Tracking through Gamification Techniques | This project aims to develop a web-based tool for requirements management to aid students in specifying, tracking, and managing requirements related to their software development projects. The tool will assist students in understanding how to correctly specify requirements and make it easier for them to manage their projects. The tool will include several features to help students in the requirements management process, such as recommendations on how to specify requirements correctly, and visual aids like progress bars, to help students understand the progress of their project. To improve user experience, the tool will include gamification elements, such as the ability to select stars to set the requirement priority. This will make the process of specifying and managing requirements more engaging and interactive for students. Additionally, the tool will be web-based, making it easily accessible for students to use from any location. | Diogo Machado, 45716 | |
Nuno Pombo | ngpombo@di.ubi.pt | Developing and training computerized models for autonomous driving | This projects involves using CARLA to generate a large dataset of simulated driving experiences, which can be used to train models for tasks such as perception, prediction, and decision-making. For example, you might use CARLA to simulate a variety of different driving scenarios and capture data from the vehicle's sensors (such as cameras, LiDARs, radars, ...), which can then be used to train a model to recognize and classify different objects in the environment. | Ruben Abadesso, 43664 | |
Frutuoso Silva | fsilva@di.ubi.pt | A VR First-person Shooter | Os jogos fazem hoje parte da nossa cultura sendo uma forma de entretenimento muito popular entre os jovens e adultos. Assim, este projeto visa conceber e desenvolver um jogo de realidade virtual com base no género First Person Shooter [1]. Com este projeto pretende-se desenvolver competências na criação de jogos tridimensionais usando realidade virtual [2,3], ou seja, criando um jogo de realidade virtual onde o objetivo é o jogador conseguir eliminar os adversários que surgem no ambiente. O desenvolvimento deste projeto fará com que o aluno desenvolva competências nas áreas da programação, computação gráfica, bem como, no desenvolvimento de videojogos usando a tecnologia de realidade virtual. Referências [1] FPS, First-person shooter, 2023. https://en.wikipedia.org/wiki/First-person_shooter [2] Joshua Munoz,12 Best VR FPS Games: Top Shooters (2023), 2023. https://whatifgaming.com/best-vr-fps-games/ [3] MetaQuest, Quest | Games, https://www.oculus.com/experiences/quest/ | Guilherme Nunes, 45894 | |
Paulo Fazendeiro | fazendeiro@ubi.pt | Aplicação Web para monitorização de DPOC | Pretende-se o desenvolvimento de uma aplicação Web que possa ser utilizada na telemonitorização de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) utilizando dispositivos móveis. A implementação deve respeitar uma lista de requisitos funcionais e não funcionais definidos em conjunto com estudante(s) de Ciências Biomédicas. Deve ter-se em conta que estas ferramentas permitem recolha e apresentação de dados obtidos de dispositivos médicos (hardware) que incluem parâmetros vitais/clínicos do doente e que devem ser facilmente visualizados e percebidos pelos utilizadores. | Tomás Santos, 47050 | |
Sebastião Pais | sebastiao@di.ubi.pt | Social Multimodal Crawler | O objetivo desta proposta assenta numa investigação, conceptualização e desenvolvimento, de um crawler multimodal para redes sociais. Este trabalho enquadra-se no projeto MENTAL.AI. | António Caldeira, 44959 | |
João Bernardo Ferreira Sequeiros | jbfs@ubi.pt | Aplicação Web para Revisão de Artigos Científicos | Este projeto pretende criar uma aplicação web de auxílio às revisões, que permita ao revisor rapidamente verificar os principais tópicos comuns em termos de formalismo, e assim focar a sua atenção no conteúdo do documento, ajudando-o ainda a estruturar a revisão de forma coerente e prática. | https://tinyurl.com/mvjzafph | Bruna Marques, 45715 |
Sebastião Pais | sebastiao@di.ubi.pt | Tokenize Social Network Posts | O objetivo deste projeto é tokenizar posts de redes sociais. Estes posts têm caraterísticas muito próprias como o uso de abreviações ou emojis em textos curtos. | Gonçalo Silva, 43597 | |
Sebastião Pais | sebastiao@di.ubi.pt | Criação de uma aplicação Web para Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Fundão | O objetivo deste projeto é desenvolver uma plataforma web para divulgação e apoio às atividades da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Fundão. | https://tinyurl.com/3ukfmmyk | Fernando Camisão, 45511 |
Hugo Proença | hugomcp@ubi.pt | Food Calories Estimation III: Camera Calibration from Handheld Devices | In order to obtain physical measurements of a given scene (instead of pixel information), camera calibration is a mandatory step. Geometric camera calibration, also referred to as camera resectioning, estimates the parameters of a lens and image sensor of an image or video camera. Upon calibration, we can use these parameters to measure the size of an object in world units, which is used in applications such as machine vision to detect and measure objects. This project aims at developing a framework for automated calibration of image/video sequences of plate meals, captured using handheld (smartphone) devices. In order to do so, it is also expected that the student is able to grab a novel dataset, collected from mobile devices (smartphones), annotate the data | https://tinyurl.com/387xv2sa | Francisco Silva, 44252 |
Tiago Miguel Carrola Simões | tsimoes@di.ubi.pt | A Microservices-based System with Serverless Architecture | The primary objective of this project proposal is to conceptualize, design, and implement a microservices-based system with serverless architecture. | https://tinyurl.com/3cytjv76 | Cláudio Redondo, 45856 |
Rui Cardoso | rcardoso@ubi.pt | IPv6 em Portugal | Efetuar o levantamento do estado de implementação do IPv6 no Ensino Superior em Portugal. Caracterizar a situação atual. Desenvolver mecanismos que aumentem as competências na área e que de fomentem a migração para IPv6. Apresentar o levantamento do número de serviços disponíveis e utilizadores por instituição, identificar as principais resistencias à utilização, necessidades de investimento, performance, segurança e utilização na IoT. | Tomás Matos, 45862 | |
Rui Cardoso | rui.cardoso@segal.ubi.pt | Web front-end to SFTP/FTP repository | The goal of the project is to develop a user friendly web front-end to a set of GNSS repositories deployed at SEGAL. The aim of the work is to facilitate GNSS data dissemination among the scientific community allowing registered users to specify the range and format of the download data. | Luís Santos, 30646 | |
Rui Cardoso | rui.cardoso@segal.ubi.pt | Performance comparison between Postgres Neo4J and TileDB | The aim of this project is to develop a set of methods and metrics to evaluate the performance of these database systems starting from a current Postgres GNSS production database, then, develop and implement Neo4J and TileDB alternative solutions. | João Nogueira, 27131 | |
Hugo Proença | hugomcp@di.ubi.pt | Food Calories Estimation IV: Region-Based Object Segmentation Evaluation | This project aims at evaluating the performance of the state-of-the-art (SOTA) solutions for region-based object segmentation based in deep learning frameworks. The goal is to compare the performance attaining by the learn-from-scratch paradigm with respect to fine-tune the existing SOTA detectors. In order to do so, it is also expected that the student is able to grab a novel dataset, collected from mobile devices (smartphones), annotate the data and evaluate the best existing solutions. | Ticiano Bentes Chendo, 43433 | |
Sebastião Pais | sebastiao@di.ubi.pt | Categories Detect with Transformers | Text classification or Text Categorisation is labeling natural language texts with relevant categories from a predefined set. Text classification is extracting generic tags from unstructured text. These generic tags come from a group of predefined categories. Classifying your content and products help users to search and navigate within a website or application easily. Thus, this project proposes to develop a new approach to categorizing text with a base in BERT. | https://tinyurl.com/2p8rk6nc | Luis Silva, 46057 |
Paul Crocker | crocker@di.ubi.pt | IoT Messaging for Tidal Gauge Data | This project is concerned with reliable and secure data transmission of data from water level monitoring stations, in particular data about tidal ranges. | https://tinyurl.com/2p9hy52d | Vasco Senra, 41716 |
João Neves | jcneves@di.ubi.pt | Avaliação do Impacto dos Algoritmos de Alinhamento de Faces no Desempenho de Métodos de Reconhecimento Facial | Este projeto visa a avaliação do impacto dos diferentes algoritmos de alinhamento facial no desempenho de métodos de reconhecimento facial, em particular, em imagens adquiridas em cenários de vigilância. | https://tinyurl.com/zfckkhvr | Francisco Guillén, E10976 |
João Neves | jcneves@di.ubi.pt | Geração de descrições textuais sobre aparência facial usando Transformers | Este projeto visa adaptação do método CLIP [1] para obter descrições textuais da aparência visual de indivíduos através de imagens da sua face. Este método é baseado na arquitetura Transformer para a codificação visual e Visual Transformer para a codificação de imagens. Pretende-se replicar o método de forma que possa ser treinado com conjunto de dados contendo imagens de faces de celebridades, e usando descrições textuais geradas a partir de anotações manuais de atributos faciais. | https://tinyurl.com/2z3t88p5 | Tomás Matos, 44210 |
João Neves | jcneves@di.ubi.pt | Algoritmos de Super-resolução para Monitorização da Fitossanidade Agrícola através de Imagens de Satélite | Esta projeto pretende desenvolver de um método de super-resolução capaz de produzir imagens com uma resolução razoável para monitorar a fitossanidade do solo e de plantas em culturas agrícolas usando imagens de satélite da Agência Espacial Europeia. | https://tinyurl.com/bdzzrr3h | Bernardo Claro, 46879 |
Paul Crocker | crocker@di.ubi.pt | A Rust Process Viewer for Linux | Objectives: Develop a graphical process viewer and manager for Linux with similar functionalities to the windows task manager and process explorer applications. The application should be able to send signals to the processes, obtain detailed process information as well as present overall system statistics. The application should be developed in the memory safe language Rust and Explore Rusts graphical libraries - such as the GTK Rust binding or egui Library. | Pedro Simões, 45729 | |
Paul Crocker | crocker@di.ubi.pt | Messaging Platform Secured by NFC | This project aims to build an Android application front end for a chat community whose members are enrolled by a secure process involving NFC that ensures that the enrolment invitation is in-person. Basic messaging functionality as well as user and group discovery must also be developed. | Rui Simões, 46145 | |
Bruno Silva | bsilva@di.ubi.pt | Plataforma Web para Gestão do grupo de investigação "Networks Applications and Services - CV" do Instituto de Telecomunicações. | Objetivo deste projeto é criar uma plataforma para gestão de um grupo de investigação, em particular do "Networks Applications and Services - CV" do Instituto de Telecomunicações. A Plataforma deve permitir aos investigadores membros do grupo:- Gerir o inventário do laboratório; - Registar investigadores e os respectivos trabalhos, bem como data de inicio e termino; - Afetar equipamento aos mesmos investigadores e chave de laboratório; - Registar um horário de cada investigador no laboratório; - Gerir as presenças nos laboratórios que pertencem ao grupo; - entre outros requisitos funcionais e não funcionais a definir. | Diogo Silva, a45864 | |
Abel Gomes | mosqueteer@gmail.com | Sistema Semi-Automático de Avaliação de Exames | O principal objetivo deste projeto é conceber e desenvolver um sistema semi-automático de avaliação de exames para alunos do ensino pré-universitário. Os exames são de escolha múltipla, mas deverá haver a possibilidade de, no máximo, 10% das questões (10% da cotação) serem de resposta livre e escrita. O projeto passa por 3 fases: 1) conceber e desenvolver o formato dos exames; 2) conceber e desenvolver a base de dados: alunos, professores, perguntas, etc. 3) conceber e desenvolver um web site para a realização e avaliação dos exames. O sistema deve reportar (via email) a nota final da parte do exame de escolha múltipla logo após a conclusão e fecho da prova de exame. | Mbalu Junior, 40727 | |
Abel Gomes | mosqueteer@gmail.com | Platformer 3D Game | The main objective of this project proposal is design and develop a Platformer 3D game for desktop. It is inspired in the classics of fifth and sixth generation consoles such as Nintendo 64 and the Sega Dreamcast. The game will have responsive and fun movement mechanics with a focus on accurate platforming accurate and eventually speed-running. The playable character's moveset will count with actions like running, jumping, double jumping, homing attack and wall jumping. The phases will be of short duration and their objectives will consist of: reaching the goal, time-attack or collect a certain number of "coins". Throughout each phase, the player can move around the game space, collect "coins" and make use of existing interactive objects (e.g. trampoline for vertical thrust). Input can be done via keyboard and mouse or with a compatible gamepad. | Eduardo Mendes, 45916 | |
Pedro Araújo | paraujo@di.ubi.pt | Controlador para exergame | Pretende-se desenvolver um controlador para um exergame (jogo digital que promove a prática de exercício físico), baseado num smartphone Android (e eventualmente IOS). | Diogo Santos, 45842 | |
Paulo Fazendeiro | fazendeiro@ubi.pt | Sistema inteligente para análise de perigos e controlo de pontos críticos na restauração | Segundo a autoridade de segurança alimentar e económica (ASAE) "o sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP) tem na sua base uma metodologia preventiva, com o objectivo de poder evitar potenciais riscos que podem causar danos aos consumidores, através da eliminação ou redução de perigos, de forma a garantir que não estejam colocados, à disposição do consumidor, alimentos não seguros". Este projeto visa desenvolver uma aplicação "edge computing" para monitorização de temperaturas de confecção e armazenamento de alimentos, combinar e analisar os dados recolhidos, e ajudar as empresas do ramo alimentar a supervisionar as condições do local de trabalho na tentativa de assegurar que os empregados seguem os protocolos de segurança estabelecidos. | Miguel Pereira, 45609 | |
Paula Prata e Nuno Fonseca (Coorientador da empresa) | pprata@ubi.pt | Integração do serviço Easypay em SalesForce | O SalesForce é um CRM (Customer Relationship Management) isto é, um sistema que fornece um conjunto de práticas e tecnologias focadas na relação entre as empresas e o cliente. O objetivo deste projeto, é integrar a API do serviço Easypay no Salesforce. O Easypay fornece meios de pagamento a empresas, para que estas possam emitir pagamentos e receber dos seus clientes. O projeto será desenvolvido no contexto da empresa Kompetenza. | https://tinyurl.com/yc4tkdmm | Simão Marques, 45582 |
Hugo Proença | hugomcp@ubi.pt | Reconhecimento de Ações Humanas a partir de Dispositivos Aéreos Não-Tripulados (UAVs) | In particular, this project aims at the development of a framework to automatically infer basic human actions in outdoor surveillance scenes, using video data captured by an UAV. | https://tinyurl.com/bdzh2t47 | António Sardinha, 39477 |
Frutuoso Silva | fsilva@di.ubi.pt | Jogo Multiplayer para diferentes Plataformas e seu Balanceamento | Os jogos fazem hoje parte da nossa cultura sendo uma forma de entretenimento muito popular entre os jovens e adultos. Assim, este projeto visa conceber e desenvolver um jogo multiplayer para diferentes plataformas e o seu balanceamento. Com este projeto pretende-se desenvolver competências na criação de jogos multiplayer, ou seja, criando um jogo multiplayer simples, mas que corra em diferentes plataformas, sendo que um dos objetivos é fazer o seu balanceamento entre plataformas. O desenvolvimento deste projeto fará com que o aluno desenvolva competências nas áreas da programação, computação gráfica, bem como, no desenvolvimento de videojogos multiplayer. | Fábio Dias, 45666 | |
Rui Cardoso | rcardoso@ubi.pt | Sistema de Gestão de Treinos Personalizados | Desenvolver uma plataforma onde profissionais de exercícios físico, também designados como instrutores ou personal trainers possam de forma simples e organizada acompanhar os seus clientes. Existem atualmente inúmeros profissionais de exercício físico que comunicam diretamente com os seus clientes através de redes sociais convencionais, gerando múltiplos ficheiros e mensagens de difícil organização. No projeto pretende-se utilizar ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) e plataformas de software como serviço (SaaS) para simplificar todo este processo, permitindo ao instrutor prestar um melhor serviço ao cliente. | https://tinyurl.com/36ezmrys | Diogo Rafael Ribeiro Marques, 36187 |
Pedro de Almeida | palmeida@di.ubi.pt | Desenvolvimento de um website para a empresa Org MMM em Angola | Neste projecto pretende-se efectuar o desenvolvimento de um website para a empresa Org MMM em Angola que permita disponibilizar ao público um conjunto de serviços, notícias, e marketing digital. O website deve incluir uma area de administração para automatizar a publicação de todos os serviços, notícias e marketing relacionado com a empresa e uma página de visualização para o público onde serão apresentados um conjunto de slides publicitários, listagem de serviços, notícias e informações sobre a empresa. | Joaquim Preston Macaia, 42806 | |
José Morgado & Paulo Fazendeiro | fmorgado@ubi.pt | Desenvolvimento de uma aplicação para identificar e alertar possíveis doadores de órgãos | No hospital existe uma equipa responsável pela área de doação de órgãos, esta é composta por uma médica e um enfermeiro responsáveis. Estes pretendem ser avisados, por email ou mensagem, sempre que entra um doente em coma nas urgências que possa ser um possível dador de órgãos. Para verificar isto é necessário que na triagem o enfermeiro de serviço faça um diagnóstico, segundo métodos de exclusão e a escala de Glasgow. Se o diagnóstico for que o doente é um possível doador de órgãos, então é enviado o alerta e o doente fica guardado na base de dados, caso contrário o doente é excluído. | Rafael Jesus, 45879 | |
José Morgado | fmorgado@ubi.pt | Sistema de Gestão de Orçamento Pessoal | Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de gestão de orçamento pessoal. Permita ao utilizador visualizar o orçamento para o mês após terem sido introduzidos os rendimentos e despesas (fixas). Deverá também permitir a adição de rendimentos extra que o utilizador poderá ter assim como permitir adicionar mais despesas ao longo do mês, seja por adição de fotos de fatura seja de forma manual. No final do mês deverá ser possível visualizar uma retrospetiva do mês, apresentando estatísticas, como por exemplo a despesa mais repetida, etc .... O utilizador poderá também, como opção, adicionar um novo tipo de despesa "poupança" com o intuito de ajudar o utilizador a manter algum dinheiro de parte, ficando o resto do orçamento para possíveis gastos do mês. Esse valor fica ao critério do utilizador. Existir a possibilidade de o utilizador conseguir ter uma comparação em termos de despesas de certas categorias e/ou dinheiro do orçamento que sobrou no final do mês relativamente a outros utilizadores da aplicação. Esta funcionalidade tem como intuito o utilizador perceber quanto em média outros utilizadores gastam nessas categorias e no caso de estar acima da média, tentar reduzir esses consumos. | Fernando Cruz, 45685 | |
José Morgado | fmorgado@ubi.pt | CHEF APP | O objetivo deste trabalho de projeto é criar uma aplicação móvel que ajude na alimentação do dia a dia. Este projeto está direcionado para uma aplicação onde o utilizador acede de forma fácil, rápida e intuitiva a várias receitas elaboradas por chefs. Existira um login e registo tanto para chefs quanto para utilizadores. A cada chef esta associado a uma página onde se encontram as receitas feitas pelo mesmo e uma breve bibliografia. A cada receita esta associado o tempo de duração, preço medio, uma secção para comentários, uma imagem, etc... O utilizador terá acesso as receitas de cada chef podendo "seguir" os Chef e receber notificações do mesmo. Pode ainda avaliar as receitar, guardar, like, dislike, etc... Pretende-se também demostrar graficamente o chef mais recomendado bem como as receitas mais votadas de um determinado tema, etc... | Pedro Rodrigues, 43630 | |
José Morgado | fmorgado@ubi.pt | Aplicação móvel para compra de produtos biológicos | Pretende-se uma app para telemóvel que contenha uma parte para o vendedor e outra para o cliente. A parte vendedor deverá possibilitar a inserção do produto que deve ser acompanhado por uma foto inserida por ele. O produto inserido deve dar a opção ao vendedor para retirar, alterar e por esgotado o item. Na parte destinada ao cliente é importante no início mostrar os vendedores com melhores reviews, vendedores mais perto do cliente e que possa pesquisar. A app deverá utilizar a base de dados (Firebase) para armazenar, inserir, alterar e eliminar dados. | Beatriz Carvalho, 41109 | |
Paul Crocker | crocker@di.ubi.pt | Modelling, Validation and Verification with Uppaal | The objectives of this project are an introduction to the Uppaal (https://uppaal.org/) platform for the Modelling, Validation and Verification of real-time systems. | https://tinyurl.com/2p9hy52d | Eduardo Gonçalves, 41714 |
Paul Crocker | crocker@di.ubi.pt | Random Forest for Discontinuity Detection in GNSS Station Time Series | The objectives of this project are to develop a Random Forest Machine Learning Algorithm for Discontinuity Detection in GNSS Station Coordinate Time Series and create a proof of concept processing pipeline. | https://tinyurl.com/2p9hy52d | Diogo Folques, 34598 |
Paul Crocker | crocker@di.ubi.pt | EPOS GNSS Node management | In this project a small web application will be developed in order to improvement the management and monitoring at these nodes. In particular a graphical application and system of alerts that reports on the status of the reception and processing of daily Rinex files. | https://tinyurl.com/2p9hy52d | Marcelo Pereira, 41429 |
Rui Cardoso | rcardoso@ubi.pt | Trust Building in the Metaverse: The avatar | The goal of this project is to deploy a metaverse scenario based in opensimulator to address trust mechanisms between avatars. | Pedro Santarém, 27546 | |
Rui Cardoso | rcardoso@ubi.pt | Class Realtime Knowledge Transmission Assessment | Evaluate existing competence assessment methodologies for face-to-face classes and propose new real-time assessment approaches based in web services to be to assess the knowledge transmission with instant feedback. | Diogo Silva, 41687 | |
Vasco Ferrinho Lopes | vasco.lopes@ubi.pt | Evaluating and Benchmarking Convolutional Neural Networks for Neural Architecture Search | The goal of this project is to augment an existing NAS benchmark by evaluating existing CNNs in different hardware and capturing information about the convolutional neural network's usage of the hardware in terms of the inference time and the energy consumption. For this, the student can use existing hardware on SOCIALAB, such as different GPUs, CPUs, low-powered devices such as Raspberry Pi and Jetson Nano, and neural compute sticks. | https://tinyurl.com/wet4tte2 | José Morais, 44019 |
Virginie Felizardo & Paulo Fazendeiro | virginie@it.ubi.pt | Parkinson's disease tremor assessment using inertial sensors | Desenvolvimento de uma aplicação móvel que permita recolher dados do acelerómetro e giroscópio e também implementar um questionário sobre atividades diárias. O intuito da app no futuro será avaliar o tremor e poder apoiar o acompanhamento da doença (progressão e efeito do tratamento). | Vitaliy Tsymborskyy, 44601 | |
Hugo Proença | hugomcp@di.ubi.pt | SUDOKU: Gerador + Solucionador Automático de Puzzles | Assim, este projeto interseta as disciplinas de engenharia informática, visão computacional e inteligência artificial. O objectivo é desenvolver um sistema computacional capaz de gerar instâncias de puzzles SUDOKU, gravá-las em formato de imagem e disponibilizá-las ao utilizador. De seguida, o utilizador tem a possibilidade de resolver o puzzle (com caracteres manuscritos) e submeter a sua solução ao sistema. Finalmente, o sistema deve reconhecer os símbolos colocados em cada célula e classificar a solução obtida. | Francisco Pereira, 39253 | |
Nuno Pombo | ngpombo@di.ubi.pt | Aplicação móvel para promoção da atividade física | Desenvolver aplicação móvel, usando principios de gamificação e comércio electrónico para a criação de personagens que permitam fomentar a atividade física. | Matilde Rosa, 46785 | |
Paula Prata | pprata@ubi.pt | App para fitness | Construir uma aplicação móvel para que treinadores pessoais (PTs) e clientes possam interagir. Os PTs devem poder publicar treinos personalizados e aulas de grupo. Os clientes devem poder aceder a treinos, inscrever-se em aulas e registar a evolução dos seus parâmetros físicos. O aluno deve analisar as apps já existentes e tentar implementar algo que não esteja disponível nas versões gratuitas disponíveis. | Fábio Rodrigues, 41923 | |
João A. F. F. Dias | joao.alfredo.dias@unicersidadeeuropeia.pt | Plataforma de Vendas de Produtos e Ofertas de Serviços Para Pequenos Negócios e Trabalhadores Independentes | Criação de uma plataforma web, que pode ser acedida através de diversos dispositivos, que interligue e realize a intermediação entre clientes/consumidores e pequenas empresas/trabalhadores independentes. | Israel Lucena, 40715 | |
João Alfredo F. F. Dias | joao.alfredo.dias@universidadeeuropeia.pt | Code Learning - Plataforma web para ensino de conceitos de programação | Criação de uma plataforma web para ensino de conceitos de programação em diferentes linguagens de programação. | Ivanildo Paulo, 36558 |