ࡱ> `!"9C&;ҨsE9Ŏ Xshytx=n@w&F$Zd"H@~H9D"'J]KC#D:7JCHGHE"36$^x<؁/.h֝j2  Lig2y4rm"..4fh=6`fM #LI^3LԤYl5Zb:* WsnD:fw)T1H~ޞ= X,ݹaeQ3rqoH0\Y$IкH=VMӃ40dܫJI2͞3hV)Ys\1VKe~uns}xd)3YNi3?+Mzw0S(0 ^   \http://en.wikipedia.org/wiki/Solid-state_drive\http://en.wikipedia.org/wiki/Solid-state_drivej/ 0|DTimes New Romantt4  0DArialNew Romantt4  0 DWingdingsRomantt4  00DArial Blackmantt4  0"@DSymbollackmantt4  0@ .@  @@`` @n?" dd@  @@``  v    *     ! L      +5# )   !8& #*!#*  !"#$%&'(,2$"9C&;ҨsE9Ŏs AA1?0 3F@38g4ddddt  0pppg4dddd J  0 pp_  <4BdBd@x 0t<4!d!d@x 0tʚ;ʚ;<4dddd@ x 0@0___PPT10 pp___PPT9/ 0z#4?F 2UBI - Dep. de InformticaO =G5 & Hardware e Software Hardware: A parte fsica do computador Monitor, teclado, caixa, impressoras, etc.. Software: A parte lgica do computador - a informao que armazenada e processada Programas: Processadores de texto, jogos, etc. Dados: Tabelas numricas, textos, imagens, etc.@ ,@ K2@K[ K_@ K2 +  @_   Motherboard: Placa  me do sistema Onde se colocam e ligam os componentes principais ( onde esto o processador e as memrias ROM e RAM) Inclui circuitos integrados para gerir as comunicaes com os discos, as imagens no cran, o som, etc. Determina o que pode ou no ser utilizado Nos computadores convencionais (fixos) permite adicio- nar  placas de expanso atravs de ranhuras (slots)N$d " K2 d6 @28  4CPU: Unidade Central de Processamento Elemento do computador que realiza o processamento central. Realiza/executa as operaes indicadas pelos programas que esto  a correr (a ser executados) Esses programas podem ser programas  do utilizador ou programas  do sistema A execuo de programas do sistema (de que o utilizador usualmente no se apercebe) faz a gesto do conjunto de subsistemas do computador h'<-x7 " d2 -2':: 8Memrias: Dispositivos fsicos que armazenam os dados e os programas. As mais prximas do processador so electrnicas: ROM e RAM. ROM - Read Only Memory: Armazena os programas base para gerir o arranque do sistema. RAM - Random Access Memory: Armazena os programas que esto a correr, e os seus dados. Apaga-se (fica vazia) quando o computador desligado. (Existem vrias tecnologias: DRAM, SRAM, EDO RAM& ) 4 x<= 2 K= K ;2=,   Os sistemas de armazenamento secundrio tambem so memrias. Os discos rgidos (ainda) so os principais dispositivos de armazena- mento secundrio. Outros dispositivos incluem os CDs, DVDs, cartes de memria, pens, etc.. E os "discos" flash, solid-state drive (SSD): http://en.wikipedia.org/wiki/Solid-state_drive O contedo deste tipo de sistemas de armazenamento no apagado quando se desliga o computador. neles que se vo armazenando (arquivando) os vrios programas e dados que interessam aos utilizadores.=Z " dKJ" d/" dn/" dF " dd$Z_.5z -   0>! TNos microcomputadores fixos, as placas de expanso: Permitem acrescentar funcionalidades ao sistema Encaixam-se nos slots existentes nas motherboards Exemplos: Placas de som, placas de vdeo, modems internos, placas de rede, etc. (Nas diversas gamas de portteis no h espao para essas coisas& ) 4 l0" dx2G@KC@K @'GC  :! `Os dispositivos perifricos associados aos computadores servem principalmente para que este possa comunicar com o exterior. Entre estes dispositivos, os mais comuns e mais necessrios nos computadores pessoais so o teclado e o cran e, em seguida, os ratos e as impressoras. Outros dispositivos acessrios incluem os scanners, modems ou outros dispositivos de ligao a redes, cmaras de imagem, microfones, sensores variados (temperatura, voltagem, etc.), dispositivos de armazenamento externos& Por definio estes dispositivos perifricos so externos em relao caixa do computador, mas por vezes as suas funes podem ser executadas por acessrios montados dentro dessa caixa...\| <  <a] ,0  &2      ?j<" RSoftware Programas do sistema (Sistema operativo, drivers, & ) Programas de nvel intermdio (Gestores de ficheiros, linguagens de programao, & ) Programas de aplicao/alto nvel (Editores de texto, de imagem, jogos, folhas de clculo, programas dedicados, & ) Dados: Usualmente no existem isoladamente, mas esto associados a programas de aplicao (como editores de texto, folhas de clculo ou bases de dados).  <$ <:" <U <%;     U    6m># RExiste informao analgica e digital: Analgica: Contnua. Entre qualquer par de valores, pode tomar um conjunto infinito de valores diferentes. Exemplos: Peso, tempo. Digital: Descontnua (discreta). S pode tomar um nmero limitado de valores diferentes. Exemplos: Descrio de situaes com um nmero limitado de estados (como o facto de uma lmpada estar ligada ou desligada), codificaes humanas (caracteres num texto, etc.). (Na maioria dos casos, a informao digital resulta da transformao de informao analgica. Exemplo: O tempo contnuo mas existem relgios digitais.)'o <Z <K y @$ Os computadores s manipulam informao digital. No caso dos computadores actuais, toda a informao tem de ser codificada para um cdigo binrio (s com 2 estados possveis). Para o hardware do computador mais fcil distingir 2 estados do que 3, 4, ou mais. (Por exemplo: Um transstor pode estar ligado ou desligado, e isso j distingue dois estados, sem ser necessrio avaliar coisas como  ligado a 2/3 ...) Usualmente esses dois estados so descritos com 0 e 1 . Assim, para representar nmeros decimais, ou letras, ou fotografias, ou videos, ou programas, ou pginas de web, etc., so usadas sequncias mais ou menos longas de zeros e uns.1H <<I <(<H <PH <Z0R> ,"#>B% FQuantidade de informao: A quantidade de informao mais reduzida que se pode ter apenas um elemento de uma sequncia de zeros ou uns. A esse elemento isolado chama-se um bit. Assim, um bit pode tomar dois estados possveis: 0 ou 1. (Dois bits j podem representar 4 estados possveis: 00, 01, 10 ou 11.) Uma sequncia de 8 bits chama-se Byte, e j pode tomar 28 (ou seja 256) estados possveis. Um KiloByte (KB) deveria ter 1000 Bytes, mas representa 1024! (210) Um MegaByte (MB) deveria ter 1 000 000 de Bytes... Um GigaByte (GB) deveria ter 1 000 000 000 de Bytes, etc.... H <<:H <II < H <# $9  % 0  ' .><,3D& Para representar uma letra comum ser usado 1 Byte (8 bits), ou 2 Bytes. Uma mensagem de correio electrnico comum usa cerca de 5 KB. Um livro s com texto usa cerca de 200 a 500 KB. Uma fotografia comum pode usar cerca de 200 KB a 5 MB. Um programa de aplicao completo pode usar algo como 500 MB. Um filme pode usar algo como 10 GB. Um microprocessador actual opera de cada vez com 32 ou 64 bits. A memria RAM de um PC actual vulgar 1 a 6 GB. Um disco duro actual tem entre 200 GB e 3 TB. QI <2@I0<}d`I<} 4   ,)/ ' "/l$/ 12;>9;=?A C!E"Pv   0` f33f` f̙f` ___` ff` 3ff3f>?" dd(?lKd dJlA da" , n?" dd@   @@``PR    a ,`"p>  >     n(  P  T c~c~ ?MD    hFaa clique para editar o estilos do Texto modelo Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel2   i   # l_ c~c~? ?      b* aa,,    f }}?Ly 'Informtica Aplicada Gesto (2012/13)((2(h          aa,,5   # lP }}1? 1  UBI - Dep. de Informtica 2&    aa,,H  0޽hvK? ? ___ Multiple BarsS  0  (     # l c~c~ ?RN    e1Faa clique para editar o estilo do Ttulo modelo2 2   Z c~c~ ? 5    h4Faa clique para editar o estilo do Subttulo modelo5 5   `\c~c~ ? D    \* aa,,   `c~c~ ?      ^* aa,,   `! c~c~ ?     ^* aa,,H  0޽hvK? ? ___ 0 TL@(    TsjJjJ ?98   R*    T|]jJjJ ?q 8  T*    ZjJjJ ?&9^   R*    ZıjJjJ ?&q ^  T*  p  01 ?  L  Tдgֳgֳ ? 8r  dClique para editar os estilos do texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel.   eH  0og3? ? a(80___PPT10.m0 @80(    T jJjJ ?98    @*   T jJjJ ?q 8   B*   Z jJjJ ?&9^    @*   Zd jJjJ ?&q ^   B* H  0og3? ? a(80___PPT10. 0  0L0 ~ ( ֳ   # llc~c~ ?D   *hqNH  0޽hvK ? ___S   0 )t(  te8  0  (t` P l t <1?0  t  `(gֳgֳ1?>e ?CPU  t  `H-gֳgֳ1?Aeg b 5RAM  t  `0gֳgֳ1?# r r ?ROM    t  `/gֳgֳ1 ?  oArmazenamento Secundrio (@  @@``r t BGF?1?  dr t BGF?1?Pr t  fhgֳgֳG1?   9Teclador2 t BGF?1?rB t BG1?p~B t N1?# ~B t N1? E d~B tB N1?E FT   t#  r t BA?  t Z<gֳgֳ?. F Impressora  l t <GF?1? @ T   t#  r t BA?  t Z-gֳgֳ?. CMonitor T    t#  0Pr !t BA?  "t Z<gֳgֳ?. I Colunas (som)  l #t <GF?1?  l $t <GF?1?pr %t  `xLgֳgֳG1? @ 6Ratol &t <GF?1?r 't  `tOgֳgֳG1? ` 6Rede )t TPS1?  ^Hardware de um computador: 2  H t 0޽hvK ? ___  0 ~(    # lP]c~c~ ?MD   *x#eBH  0޽hvK ? ___  0  (     3 rjc~c~ ?MD    *x-#eBH  0޽hvK ? ___  0 ~( ֳ   # l tc~c~ ?MD    *,"dAH  0޽hvK ? ___  0 @( Ħ$    c~c~ ?MP    0,"dAH  0޽hvK ? ___  0 (    # l4c~c~ ?p    ,77\2H  0޽hvK ? ___  0  ( (     3 rPUc~c~ ?    *,#eBH  0޽hvK ? ___  0  ( (    3 r?c~c~ ?    *x,#eBH  0޽hvK ? ___  0  ( (    3 r c~c~ ?    *x,#eBH  0޽hvK ? ___   0 0 (     3 r@< c~c~ ?     *x,#eBH  0޽hvK ? ___ ! 0 P ( y7    3 r`h c~c~ ?P    *x,#eBH  0޽hvK ? ___ " 0 p (     3 rlc~c~ ?P    *x,#eBH  0޽hvK ? ___N 0  (     # lgֳgֳ ? 8r   "    H1 ?   H  0og3 ? a(N 0 `x(  x x  H1 ?    x # l gֳgֳ ? 8r   " H x 0og3 ? a(N 0 p(     H1 ?     # lgֳgֳ ? 8r   " H  0og3 ? a( 0 ^V( ֳ    H1 ?   &  # l gֳgֳ ? 8r   r:Conjunto de partes: Um sistema tem mais que um elemento. Um aluno no um sistema (nexte contexto), mas parte vital do sistema de ensino. Integradas: existe uma relao lgica entre as partes Unidas para atingirem um objectivo: todas as partes trabalhando juntas de forma integrada conseguem atingir um objectivo proposto. No h nada de transcendente nas tarefas executadas por um computador. O que realmente significativo, o que mais os caracteriza, a sua velocidade. Uma soma executada tpicamente em alguns micro-segundos, podendo ir at aos pico-segundos. H  0og3 ? a(N 0 (     H1 ?     # lgֳgֳ ? 8r   " H  0og3 ? a( 0 +(     H1 ?   c  # l gֳgֳ ? 8r   Aqui volta a entrar a Informtica independentemente dos computadores. preciso pensar a informao antes de conceber qualquer aplicao. H  0og3 ? a(Z  0  (      N1 ?     3 rԖ gֳgֳ ? 8r   " H  0og3 ? a(! 0  7(      N1 ?   i  3 r\ gֳgֳ ? 8r   Aqui volta a entrar a Informtica independentemente dos computadores. preciso pensar a informao antes de conceber qualquer aplicao. H  0og3 ? a(" 0  7(      N1 ?   i  3 r gֳgֳ ? 8r   Aqui volta a entrar a Informtica independentemente dos computadores. preciso pensar a informao antes de conceber qualquer aplicao. H  0og3 ? a(# 0   7(      N1 ?   i  3 r gֳgֳ ? 8r   Aqui volta a entrar a Informtica independentemente dos computadores. preciso pensar a informao antes de conceber qualquer aplicao. H  0og3 ? a($ 0 @ 7(      N1 ?   i  3 r gֳgֳ ? 8r   Aqui volta a entrar a Informtica independentemente dos computadores. preciso pensar a informao antes de conceber qualquer aplicao. H  0og3 ? a(% 0 ` 7(      N1 ?   i  3 r\ gֳgֳ ? 8r   Aqui volta a entrar a Informtica independentemente dos computadores. preciso pensar a informao antes de conceber qualquer aplicao. H  0og3 ? a(& 0  7(      N1 ?   i  3 r gֳgֳ ? 8r   Aqui volta a entrar a Informtica independentemente dos computadores. preciso pensar a informao antes de conceber qualquer aplicao. H  0og3 ? a(rPbi!S\np ߃!$/1 k;g>8gK/ϴۖEOh+'04 @L p |   InformticaPedro de Almeida@C:\MSOffice\Templates\Presentation Designs\Multiple Bars.pot 87Microsoft PowerPoint 4.0@!@I46@д@p?[ lG$   L  u--$tt--'@Arial-.  2 o21."SystemX9--- $  --'@Arial-. 2 Inform.-@Arial-.  2 +.-@Arial-.  2 .tica.-@Arial-. 2 :Aplicada.-@Arial-.  2 T.-@Arial-. 2 XGesto.-@Arial-. 2 n (2012/13).-@Arial-.  2 n3UBI .-@Arial-.  2 n;-.-@Arial-. 2 n=Dep. de .-@Arial-. 2 nLInform.-@Arial-.  2 nX.-@Arial-.  2 nZtica.-Times New Roman-. $2 Hardware e Software.-Times New Roman-. 2 ( Hardware:.-Times New Roman-. 2 (0 A parte f.-Times New Roman-.  2 (E.-Times New Roman-. "2 (Gsica do computador.-Times New Roman-.  2 2.-Times New Roman-. H2 2 +Monitor, teclado, caixa, impressoras, etc..t.-Times New Roman-. 2 B Software:.-Times New Roman-. 2 B-A parte .-Times New Roman-.  2 B?l.-Times New Roman-.  2 BA.-Times New Roman-.  2 BDgica.--B?BN-Times New Roman-. 2 BOdo computador .-Times New Roman-.  2 Bt-.-Times New Roman-.  2 Bw.-Times New Roman-.  2 B{a .-Times New Roman-. 2 Iinforma .-Times New Roman-.  2 I0.-Times New Roman-. 2 I3o que .-Times New Roman-.  2 IC.-Times New Roman-. *2 IGarmazenada e processada.-Times New Roman-.  2 R.-Times New Roman-. L2 R .Programas: Processadores de texto, jogos, etc..-Times New Roman-.  2 \.-Times New Roman-. "2 \ Dados: Tabelas num.-Times New Roman-.  2 \M.-Times New Roman-. 12 \Oricas, textos, imagens, etc..-՜.+,D՜.+,(    dPersonalizados tr  i Times New RomanArial Wingdings Arial BlackSymbolMultiple BarsDiapositivo 21Diapositivo 22Diapositivo 23Diapositivo 24Diapositivo 25Diapositivo 26Diapositivo 27Diapositivo 28Diapositivo 29Diapositivo 30Diapositivo 31Diapositivo 32Diapositivo 33 Tipos de letra usadosModelo de apresentaoTtulos dos diapositivos  8@ _PID_HLINKSA/http://en.wikipedia.org/wiki/Solid-state_drive_P    !"#$%&'()*+,-./0123456789:;<=>?@ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ[\]^_`abcdefgijklmnopqrstuvxyz{|}~Root EntrydO)PicturesCurrent UserSummaryInformation(h PowerPoint Document(tDocumentSummaryInformation8w