Universidade da Beira Interior

 Balanceamento e monitorização de jogos digitais

  Ano lectivo: 2015/16

 

  Objectivos:

Adquirir competências na identificação dos problemas de balanceamento nos jogos digitais e na aplicação de abordagens para os solucionar.

 

  Programa:

1.      Aspectos a ter em conta no balanceamento de jogos.

2.      Formas de abordar os problemas de balanceamento. Balanceamento estático e dinâmico.

3.      Apresentação e estudo de casos reais do mercado: Problemas e soluções adoptadas.

4.      Avaliação heurística de uma situação real, com base no trabalho desenvolvida na UC Prototipagem em Jogos Digitais, corrigindo-a através das técnicas de balanceamento estudadas.

5.      Conceitos e técnicas de monitorização de jogos digitais.

6.      Apresentação e relacionamento dos paradigmas do Lean Startup e Agile para desenvolvimento de jogos.

7.      Introdução à métricas de produtos digitais.

8.      Frameworks de métricas digitais.

9.      Estágios e tipos de startups e seu impacto na monitorização.

10.  Estratégias de aquisição, retenção e monetização de jogos.

11.  Apresentação de estudos de casos de monitorização de jogos e produtos digitais.

 

  Critérios de avaliação:

  Fase de aprendizagem:

·   É avaliada com nota de 0 a 20.

·   Notas iguais ou superiores a 10 são suficientes para obter nota final positiva (que será igual à nota obtida nesta fase de aprendizagem).

·   6 dos 20 valores desta fase serão obtidos através de um teste escrito ("frequência"), e os restantes 14 valores através de trabalhos realizados nas aulas. Estes trabalhos serão de grupo, e incluirão um trabalho prático (8 valores) e um teórico/pratico (6 valores).

·   A "frequência" está marcada para o dia 16 de Dezembro de 2015 (Quarta-Feira), às 14:30 h.

  Obtenção de frequência (possibilidade de ir aos exames):

·   É preciso ter 6 (em 20) na Fase de aprendizagem.

  Exames:

·   As provas de exame (todas as épocas) são avaliadas de 0 a 6 valores.

·   A nota final da disciplina, obtida por exame, é a soma da classificação das aulas e das provas escritas de Exame.

  Aulas teóricas:                                                                                                               

     Aula de introdução ao balanceamento de jogos digitais

     Lista de dimensões a ter em conta no balanceamento de jogos digitais

     Aula sobre Lean Startup e Agile

     Aula sobre modelos de negócio e métricas digitais

     Aula sobre Analytics Frameworks e o estágio das startups

     Aula sobre starups – Tipos e estágios

     Aula sobre optimização dos resultados em App Stores

  Trabalho teórico/prático de análise de um jogo comercial:                                         

     Análise de um jogo comercial - Tribal Wars 2

     Análise de um protótipo de jogo digital

 

  Bibliografia:

·   Schell, Jesse (2008). The Art of Game Design – A Book of Lenses. Morgan Kaufmann, California, USA.

·   Sylvester, Tynan (2013). Designing Games: A Guide to Engineering Experiences. Published by O’Reilly Media, Inc., Sebastopol, California, USA. 

·   Koster, R. (2013). A Theory of fun for game design. Paraglyph Press, Scottsdale, Arizona, USA.

·   Site de Web com dez licões detalhadas e de muito boa qualidade sobre balanceamento de jogos:

Game Balance Concepts, by Ian Schreiber

·   Artigo brasileiro com um sumário dos aspectos propostos por Jesse Schell como vertentes a balancear:

Jogos digitais no contexto escolar, por Felipe Frosi

·   Artigo que propõe um modelo para desenvolvimento de um MMOG de estratégia, com discussão dos aspectos de balanceamento mais delicados:

A proposal for an advanced strategic MMOG, by Pedro de Almeida

·   Croll, A., & Yoskovitz, B. (2013). Lean analytics: Use data to build a better startup faster. " O'Reilly Media, Inc.".

·   Clifton, B. (2012). Advanced web metrics with Google Analytics. John Wiley & Sons.

·   Ries, E. (2011). The lean startup: How today's entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses. Random House LLC.

·   Fernandes, F. & Neves, A. (2015). A theoretical framework for addressing little design up-front in agile project settings. In Proceedings of Senses & Sensibiliy (pp. 34-41). IADE.

 

Nota:

O essencial do estudo desta disciplina pode ser realizado a partir de recursos livremente disponíveis online, na Internet. Além dos sites indicados na "Bibliografia" há inúmeros outros sites com informação útil que podem ser facilmente encontrados. Alguns deles serão indicados nas aulas.