Universidade da Beira Interior
Balanceamento e monitorização de jogos
digitais
Ano lectivo: 2015/16
Objectivos:
Adquirir competências na identificação dos
problemas de balanceamento nos jogos digitais e na aplicação de abordagens para
os solucionar.
Programa:
1. Aspectos a ter em conta no balanceamento
de jogos.
2. Formas de abordar
os problemas de balanceamento. Balanceamento estático e dinâmico.
3. Apresentação e estudo
de casos reais do mercado: Problemas e soluções adoptadas.
4. Avaliação heurística
de uma situação real, com
base no trabalho desenvolvida
na UC Prototipagem
em Jogos Digitais, corrigindo-a através das técnicas de balanceamento estudadas.
5. Conceitos e técnicas
de monitorização de jogos digitais.
6. Apresentação e relacionamento
dos paradigmas do Lean Startup
e Agile para desenvolvimento
de jogos.
7. Introdução à métricas
de produtos digitais.
8. Frameworks de métricas
digitais.
9. Estágios e tipos
de startups e seu impacto na
monitorização.
10. Estratégias de aquisição,
retenção e monetização de jogos.
11. Apresentação de estudos
de casos de monitorização
de jogos e produtos digitais.
Critérios de avaliação:
Fase de
aprendizagem:
· É avaliada com nota de 0
a 20.
· Notas iguais ou
superiores a 10 são suficientes para obter nota final positiva (que será igual
à nota obtida nesta fase de aprendizagem).
· 6 dos 20 valores desta
fase serão obtidos através de um teste escrito ("frequência"), e os
restantes 14 valores através de trabalhos realizados nas aulas. Estes
trabalhos serão de grupo, e incluirão um trabalho prático (8 valores) e um
teórico/pratico (6 valores).
· A "frequência" está marcada para o dia 16 de Dezembro de 2015
(Quarta-Feira), às 14:30 h.
Obtenção de
frequência (possibilidade de ir aos exames):
· É preciso ter 6 (em 20)
na Fase de aprendizagem.
Exames:
· As provas de exame (todas
as épocas) são avaliadas de 0 a 6 valores.
· A nota final da
disciplina, obtida por exame, é a soma da classificação das aulas e das provas
escritas de Exame.
Aulas teóricas:
Aula
de introdução ao balanceamento de jogos digitais
Lista
de dimensões a ter em conta no balanceamento de jogos digitais
Aula sobre Lean Startup e Agile
Aula
sobre modelos de negócio e métricas digitais
Aula
sobre Analytics Frameworks e o estágio das startups
Aula
sobre starups – Tipos e estágios
Aula
sobre optimização dos resultados em App Stores
Trabalho
teórico/prático de análise de um jogo comercial:
Análise
de um jogo comercial - Tribal Wars 2
Análise
de um protótipo de jogo digital
Bibliografia:
·
Schell,
Jesse (2008). The Art of Game Design – A Book of Lenses. Morgan Kaufmann,
California, USA.
· Sylvester, Tynan (2013). Designing Games: A
Guide to Engineering Experiences. Published by O’Reilly Media, Inc.,
Sebastopol, California, USA.
· Koster, R. (2013). A Theory of fun for game design.
Paraglyph Press, Scottsdale, Arizona, USA.
·
Site de Web
com dez licões detalhadas e de muito boa qualidade sobre balanceamento de
jogos:
Game
Balance Concepts, by Ian Schreiber
·
Artigo brasileiro com um sumário dos aspectos propostos por Jesse Schell como vertentes a balancear:
Jogos
digitais no contexto escolar, por Felipe Frosi
·
Artigo que propõe um modelo para desenvolvimento de um
MMOG de estratégia, com discussão
dos aspectos de balanceamento
mais delicados:
A proposal for an
advanced strategic MMOG, by Pedro de Almeida
·
Croll, A., & Yoskovitz,
B. (2013). Lean analytics: Use data to build a better startup faster. " O'Reilly Media, Inc.".
·
Clifton, B.
(2012). Advanced web metrics with Google Analytics. John Wiley & Sons.
·
Ries, E. (2011). The lean startup: How
today's entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful
businesses. Random House LLC.
·
Fernandes, F. & Neves,
A. (2015). A theoretical framework for addressing little design up-front in
agile project settings. In Proceedings of Senses & Sensibiliy (pp.
34-41). IADE.
Nota:
O essencial do estudo desta
disciplina pode ser realizado a partir de recursos livremente disponíveis online,
na Internet. Além dos sites indicados na "Bibliografia" há inúmeros
outros sites com informação útil que podem ser facilmente encontrados. Alguns
deles serão indicados nas aulas.