Universidade da Beira Interior

 Balanceamento de jogos digitais

  (Primeira metade da UC “Balanceamento e Monitorização de Jogos Digitais”)

  Ano lectivo: 2017/18

 

  Objectivos:

Adquirir competências na identificação dos problemas de balanceamento nos jogos digitais e na aplicação de abordagens para os solucionar.

 

  Programa:

  1. Aspectos a ter em conta no balanceamento de jogos.
  2. Formas de abordar os problemas de balanceamento.
  3. Apresentação e estudo de casos reais do mercado: Problemas e soluções adoptadas.
  4. Avaliação prática de balanceamento de dois jogos reais.

 

  Critérios de avaliação:

  Fase de aprendizagem:

·  A UC será avaliada com nota de 0 a 20.

·  Notas iguais ou superiores a 10 são suficientes para obter nota final positiva (que será igual à nota obtida nesta fase de aprendizagem).

·  A avaliação desta fase será dividida em duas parcelas iguais (de 10 valores cada), para as componentes de Balenceamento e de Monitorização.

·  Para os 10 valores da componente de Balanceamento, 4 dos 10 valores desta fase serão obtidos através de um teste escrito ("frequência"), e os restantes 6 valores através de trabalhos realizados nas aulas. Estes trabalhos serão de grupo, e incluirão um trabalho prático (3 valores) e um teórico/pratico (3 valores).

·  A partir da segunda (inclusive), as faltas não justificadas descontam 0.2 valores à nota final.

·  A "frequência" da componente de Balanceamento está marcada para o dia 12 de Dezembro de 2017 (Terça-Feira), às 11:10 h.

·  Data de entrega e apresentação do primeiro trabalho prático: 28 de Novembro de 2017.

·  Data de entrega e apresentação do segundo trabalho prático: 9 de Janeiro de 2018.

  Obtenção de frequência (possibilidade de ir aos exames):

·  É preciso ter 6 (em 20) na Fase de aprendizagem (em Balanceamento+Monitorização).

  Exames:

·  As provas de exame (todas as épocas) agregam as componentes de Balanceamento e de Monitorização, e permitem substituir os resultados dos testes teóricos da fase de aprendizagem (tendo portanto a mesma avaliação maxima, e o mesmo peso na classificação de 0 a 20 da UC).

·  A nota final da disciplina, obtida por exame, é a soma da classificação das aulas (trabalhos de grupo, praticos e teorico-praticos) e das provas escritas de Exame.

  Aulas teóricas:                                                                                                

Slides de introdução ao Balanceamento de Jogos

Lista de dimensões de Balanceamento (em evolução ao longo das aulas)

Aula sobre Balanceamento (Prof. Frutuoso Silva)

  Trabalhos praticos e teórico-práticos:                                                         

· Trabalho prático 1:

Trabalho a realizar por cada um dos grupos formados nas aulas práticas, consistindo na análise (em termos de balanceamento) de um jogo comercial lançado no mercado, e de apresentação de sugestões para o melhorar. O trabalho deve ser entrege na data acordada, em formato PDF (maximo de 6 paginas A4), através de envio via e-mail.

· Trabalho prático 2:

Trabalho a realizar por cada um dos grupos formados nas aulas práticas, consistindo na análise (em termos de balanceamento) de um protótipo de jogo desenvolvido previamente por alguem do grupo e de apresentação de sugestões para o melhorar. O trabalho deve ser entrege na data acordada, em formato PDF, através de envio via mail, mas deve tambem ser apresentado na aula (numa apresentação de 15 minutos) ilustrando com a demonstração do funcionamento pratico do protótipo de jogo em causa.

 

Bibliografia (Balanceamento):

·  Schell, Jesse (2008). The Art of Game Design – A Book of Lenses. Morgan Kaufmann, California, USA.

·  Sylvester, Tynan (2013). Designing Games: A Guide to Engineering Experiences. Published by O’Reilly Media, Inc., Sebastopol, California, USA. 

·  Koster, R. (2013). A Theory of fun for game design. Paraglyph Press, Scottsdale, Arizona, USA.

·  Site de Web com dez licões detalhadas e de muito boa qualidade sobre balanceamento de jogos:

Game Balance Concepts, by Ian Schreiber

·  Artigo brasileiro com um sumário dos aspectos propostos por Jesse Schell como vertentes a balancear:

Jogos digitais no contexto escolar, por Felipe Frosi

·  Artigo que propõe um modelo para desenvolvimento de um MMOG de estratégia, com discussão dos aspectos de balanceamento mais delicados:

A proposal for an advanced strategic MMOG, by Pedro de Almeida

 

Nota:

O essencial do estudo desta disciplina pode ser realizado a partir de recursos livremente disponíveis online, na Internet. Além dos sites indicados na "Bibliografia" há inúmeros outros sites com informação útil que podem ser facilmente encontrados. Alguns deles serão indicados nas aulas.