logo.jpg

Tecnologias de Redes Sociais

UC14728 - UBI 2020/21

[Ficha da UC]  [Pauta

Exame de Recurso/Especial: O Exame de Época Especial será realizado presencialmente a 30 de junho, às 14h30. Todos os alunos admitidos a exame poderão comparecer. Os alunos que pretendam vir ao exame, devem informar o docente por e-mail.

Objetivos

O crescente fenómeno das redes sociais virtuais (Web 2.0) é um dado incontornável e cada vez mais relevante no âmbito do processamento automático da informação. O número de utilizadores cresce consistentemente a cada ano (150 milhões/ano), aproximando-se rapidamente dos 2000 milhões de utilizadores (dados de 2016). Neste contexto interessa estudar, por um lado, os princípios e tecnologias envolvidas nas redes sociais, e por outro, explorar o vastíssimo repositório de dados e conhecimento que estas estruturas comportam.

Assim, numa primeira fase do nosso estudo iremos abordar os conceitos e princípios tecnológicos, bem como estudar as principais ferramentas / bibliotecas (APIs/SDKs, linguagens, etc) que nos permitem aceder e manipular a informação contida nas redes sociais. Numa segunda fase introduziremos os conceitos de prospeção de conhecimento a partir de dados ("Data Mining"), com especial enfoque para os grafos e o texto. Subsequentemente, o aluno aprenderá a analisar e extrair automaticamente informação relevante e potencialmente latente nas redes sociais, de modo a que esta possa ser utilizada para a tomada de decisão inteligente ("Social Intelligence"), em múltiplos domínios de aplicação.

"(...) O homem é um ser social por natureza (...)"
Aristóteles, Sec. IV a.C.

Aulas Teóricas


Elementos Práticos


Recursos Relevantes


Bibliografia

  1. Hawker, M., (2011). "The Developer's Guide to Social Programming - Building Social Context Using Facebook, Google Friend Connect, and Twitter API". Pearson Education. ISBN:978-0-32-68077-8
  2. Kumar, S., Morstatter, F., and Liu, H. (2013). "Twitter Data Analytics". Springer Verlag. ISBN:978-1-4614-9371-6
  3. Lutz, M., (2013). "Learning Python, 5th Edition". O'Reilly. ISBN: 978-1449355739
  4. Russel, M., (2019). "Mining the Social Web", 3rd Edition. O'Reilly. ISBN: 978-1491985045
  5. Steven Bird, S., Klein, E., and Loper, E., (2009). "Natural Language Processing with Python". O'Reilly. ISBN: 063-6920516491
  6. Zafarani, R., Abbasi, M., and Liu, H., (2014). "Social Media Mining". Cambridge University Press. ISBN: 9781107018853