logo.jpg

Tecnologias de Redes Sociais

UC11113 - UBI 2016/17

[Programa]  [Avaliação]  [Trabalho]  [Pauta]
   Informação: Pauta atualizada a 10/Jul, às 19h55.

Objetivos

O crescente fenómeno das redes sociais virtuais (Web 2.0) é um dado incontornável e cada vez mais relevante no âmbito do processamento automático da informação. O número de utilizadores cresce consistentemente a cada ano (150 milhões/ano), aproximando-se rapidamente dos 2000 milhões de utilizadores (dados de 2016). Neste contexto interessa estudar, por um lado, os princípios e tecnologias envolvidas nas redes sociais, e por outro, explorar o vastíssimo repositório de dados e conhecimento que estas estruturas comportam.

Assim, numa primeira fase do nosso estudo iremos abordar os conceitos e princípios tecnológicos, bem como estudar as principais ferramentas/bibliotecas (APIs/SDKs, linguagens, etc) que nos permitem aceder e manipular a informação contida nas redes sociais. Numa segunda fase introduziremos os conceitos de prospeção de conhecimento a partir de dados ("Data Mining"), com especial enfoque para os grafos e o texto. Subsequentemente, o aluno aprenderá a analisar e extrair automaticamente informação relevante e potencialmente latente nas redes sociais, de modo a que esta possa ser utilizada para a tomada de decisão inteligente ("Social Intelligence"), em múltiplos domínios de aplicação.

"(...) O homem é um ser social por natureza (...)"
Aristóteles, Sec. IV a.C.

Aulas Teóricas


Elementos Práticos


Recursos Relevantes


Bibliografia

  1. Hawker, M., (2011). "The Developer's Guide to Social Programming - Building Social Context Using Facebook, Google Friend Connect, and Twitter API". Pearson Education. ISBN:978-0-32-68077-8
  2. Kumar, S., Morstatter, F., and Liu, H. (2013). "Twitter Data Analytics". Springer Verlag. ISBN:978-1-4614-9371-6
  3. Lutz, M., (2013). "Learning Python, 5th Edition". O'Reilly. ISBN: 978-1449355739
  4. Russel, M., (2011). "Mining the Social Web". O'Reilly. ISBN: 978-1-449-38834-8
  5. Steven Bird, S., Klein, E., and Loper, E., (2009). "Natural Language Processing with Python". O'Reilly. ISBN: 063-6920516491
  6. Zafarani, R., Abbasi, M., and Liu, H., (2014). "Social Media Mining". Cambridge University Press. ISBN: 9781107018853