Interação Humana com o Computador

UCs: 11565, 11107 - UBI 2018/19

[Programa]  [Avaliação]  [Trabalho (EINF)]  [Trabalho (IWeb)]  [Pauta] 

Informações: A primeira aula teórica será esta quinta, dia 20 de setembro. A primeira aula prática terá lugar no dia 25 de setembro. Fazer inscrição nos turnos práticos.

Objectivos

Nesta unidade curricular serão estudados conceitos inerentes à interação homem-máquina, quer a um nível mais conceptual e teórico quer a um nível mais prático. Começando com uma análise dos dois principais intervenientes — homem e computador — prosseguir-se-á para o estudo de modelos subjacentes à representação design e implementação de sistemas facilitadores desta interação. Serão analisados os aspetos estéticos e funcionais mais relevantes e relacionados com o design e implementação de sistemas interativos.

Tendo presente o paradigma WIMP e sendo as interfaces gráficas (GUI) ainda uma das principais formas de interação com um computador, pretende-se que os alunos ganhem competências no domínio da implementação de software dotado destes facilitadores da interação. Assim, serão exploradas técnicas e ferramentas que permitam o desenho e a implementação de interfaces gráficas, em sistemas informáticos. Neste processo serão necessariamente considerados os conceitos e elementos mais teóricos, apreendidos ao longo do semestre.

"(...) When simple things need pictures, labels, or instructions, the design has failed (...)"  

[Don Norman, "The Design of Everyday Things", 1988]  

Aulas Teóricas


Aulas Práticas



Bibliografia

  1. Introdução ao Design de Interfaces; 3ª Edição; Fonseca, M., Campos, P., Gonçalves, D.; FCA, Outubro 2017; ISBN 978-972-722-870-6.
  2. Human Computer Interaction, A. Dix, J. Finlay, G.D. Abowd and R. Beale, 3rd Edition, Prentice Hall, 2003, ISBN 0130461091.
  3. Readings in Human-Computer Interaction: Toward the Year 2000, R. M. Baecker, J. Grudin, W. A. S. Buxton and S. Greenberg, Morgan-Kaufmann Publishers, 1995. ISBN 1-55860-246-1.
  4. Handbook of Human-Computer Interaction, M. Helander, T. Landauer and P. Prabhu, Amsterdam: North-Holland, 1997. ISBN 0-444-81862-6.
  5. Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction, Sharp H., Rogers Y., Preece J., 2nd Edition, Wiley, 2007. ISBN: 978-0-470-01866-8.
  6. Your Brain, The Missing Manual. M. MacDonald. Pogue Press, O'Reilly 2008. ISBN 978-0-596-51778-6
  7. Java Swing, Second Edition. J. Elliott, R, Eckstein, M. Loy, D. Wood, B. Cole. O'Reilly 2002. ISBN-13: 978-0596004088
  8. The Definitive Guide to Java Swing, 3rd Edition. J. Zukowski. Apress 2005. ISBN-13: 978-1590594476