Computer Animation

Animação e Realidade Virtual

  2021-2022



2º ciclo em  

Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais

  image    Modelling and animation Frutuoso Silva
DI-UBI


fsilva [at] di.ubi.pt

Atendimento:
Terças das 10.00 às 12.00h


Atualizado: Jun 13
, 2022

Novidades


Objectivos

Módulos Teóricos

Avaliação

Bibliografia

  1. Computer Animation: Algoritms and Techniques, Rick Parent, Morgan Kaufmann, 3rd edition, 2012.
  2. Understanding Virtual Reality - Interface, Application, and Design, William R. Sherman and Alan Craig, Morgan Kaufmann, 2003.
  3. Advanced Animation and Rendering Techniques, Alan & Mark Watt, Addison Wesley, 1992.
  4. Principles of Three-Dimensional Computer Animation, Michael O'Rourke, W. W. Norton & Company, 1998.
  5. 3D Graphics & Animation (second edition), Mark Giambruno, News Riders, 2002.
  6. Handbook of Computer Animation, John Vince (Ed.), Springer, 2003.
  7.  Essential Virtual Reality Fast: How to Understand the Techniques and Potential of Virtual reality, John Vince, Springer, 1998.
  8. Introduction to Virtual Reality, John Vince, Springer, 2004.

Software


Exercícios práticos


  • Introdução ao Blender

 
  • Primeiro exercício prático  (a submeter no moodle) 

    Operação de Extrude,

    Modificadores: Mirror, Skin, Subdivision Surfaces
 Gingerbread Skin modifier
  •  Segundo exercício prático (a submeter no moodle)

    Modificcadores: Boolean, Simple Deform

    Superfícies de Revolução
 poço
  • Terceiro exercício prático (a submeter no moodle)

    Modelação com base em vistas.

    Pode descarregar aqui uma imagem com as Blueprint do tubarão
Shark Cowboy
  • Quarto exercício prático (a submeter no moodle)

    Criar um esqueleto (i.e. uma armadura) para a personagem humana modelada no exercício anterior
    e criar a animação de andar (e correr).

    Ver tutoriais :  video 1, video 2 e video 3

Armature Animation

 
  • Criação das animações para o jogo.

  • Texturização dos  modelos do jogo.