Previous Up Next

Esta disciplina apresenta as principais fases do desenho de linguagens de programação e da construção dum compilador, com ênfase particular nas fases de análise semântica e de síntese de código para a produção de programas expressivos, eficientes e seguros.

Contexto da Aprendizagem

Esta UC pressupõe um conhecimento básico dos fundamentos e das tecnologias das análises léxica, sintáctica, e análises básicas de tipos e de porte (como introduzidas, por exemplo, na UC de Processamento de Linguagem (link) do primeiro ciclo em Engenharia Informática da UBI).

Nesta UC procura-se estudar como construir linguagens de programação (e respectivos compiladores) para que esses permitam a expressão ou síntese de programas expressivos, eficiente e bem comportados. Os métodos estudados permitam calcular estes programas com as garantias de eficiência e de correcção (por exemplo, relativamente ao código fonte). Assim a safety, correcção, eficiência, expressividade, análise comportamental são obtidas por desenho, por cálculo, em tempo de compilação, automaticamente. Este é o foco desta UC.

Neste sentido esta UC é complementar da UC de Computação Fiável - CF (link). Ambas estudam a essência das linguagens de programação, dos seus programas, introduzem técnicas relacionadas.

A UC CF visa instruir os seus alunos sobre os conceitos, técnicas, ferramentas e aplicações destas à construção de software fiável e seguro, de programas comprovadamente correctos. Uma introdução a cada familia de técnicas é dada mas nem todas são exploradas com todo o detalhe. A abordagem explorada em profundidade nesta UC introduz as familias de técnicas que permitam obter um perfil comportamental dos programas por análise, raciocínio e demonstração. Por natureza este escrutínio não é automático apesar de ser suportado e sistematizado computacionalmente, mas permite uma análise fina, expressiva e complexa.

O regente da disciplina gostaria de agradecer

Contexto e parcerias industriais/académicas

Esta UC contou na sua organização e leccionação com vários intervenientes industriais e académicos que citamos aqui (figura 2) como indicador da relevância e abertura desta UC ao meio tecnológico no qual evoluí e o seu compromisso firme e reconhecido em potenciar os seus alunos junto desta.

Estes intervenientes influenciaram, participaram na definição da componente prática, propuseram extensões a esta componente na forma de estágios, teses de mestrado, ou contratações. Estas parcerias justificaram a dinâmica escolhida e impressa na exposição teorica e prática da matéria, colaboraram em termos de investigação com a equipa docente em temáticas abordadas nesta UC o que resultou numa exposição que se pretendeu mais esclarecida.

Figure 2: parceiros e intervenientes (ordem alfabética)

Previous Up Next