Computação Fiável

Simão Melo de Sousa (regente) - Gabinete 3.17 - Laboratório 6.10 - Bloco VI

4  Competências por adquirir

Os alunos deverão

A avaliação avaliará a aprendizagem teóricas e prática dos conceitos introduzidos. Como tal, esta será constituida por provas escrita e por resoluções de exercícios práticos.

Fraudes

A equipa docente gostaria de realçar que qualquer tipo de fraude em qualquer dos itens desta disciplina implica a reprovação automática do aluno faltoso, podendo ainda vir a ser alvo de processo disciplinar. Listamos a seguir as diferentes componentes da avaliação.

6.1  Componente Ensino/Aprendizagem Prática

6.2  Componente Ensino/Aprendizagem Teórica

8  Software

Proof Assistants : COQ

Design by contract - Deductive Program Verification : Principalmente why3, mas também Frama-C

Model checking: Uppaal

E se houver tempo

Atelier B

9  Material Pedagógico e Referências Bibliográficas

Tipo de aulaHorárioSala
TeóricaSexta-Feira das 14h00 às 16h006.13
PráticaSexta-Feira das 16h00 às 18h006.13

Sexta das 11h00 às 13h00

ou por mail (medida anti spam, retire os UUU): desousaUUU@UUUdi.ubi.pt.

J.-R. Abrial. The B-Book: Assigning Programs to Meanings. Cambridge University Press, 1996.
J.B. Almeida, M.J. Frade, J.S. Pinto, and S. Melo de Sousa. Rigorous Software Development, An Introduction to Program Verification, volume 103 of Undergraduate Topics in Computer Science. Springer-Verlag, first edition, 307 p. 52 illus. edition, 2011.
H. P. Barendregt. The Lambda Calculus, its Syntax and Semantics, volume 103 of Studies in Logic and the Foundations of Mathematics. North-Holland, revised edition, 1984.
H.P. Barendregt. Lambda calculi with types. In S. Abramsky, Dov M. Gabbay, and T.S.E Maibaum, editors, Handbook of Logic in Computer Science, volume 2, pages 117–310. Oxford University Press, New York, 1992.
Béatrice Bérard, Michel Bidoit, Alain Finkel, François Laroussinie, Antoine Petit, Laure Petrucci, and Philippe Schnoebelen. Systems and Software Verification. Model-Checking Techniques and Tools. Springer, 2001.
Y. Bertot and P. Castéran. Interactive Theorem Proving and Program Development Coq’Art: The Calculus of Inductive Constructions. Texts in Theoretical Computer Science. An EATCS Serie. Springer Verlag, 2004. http://www-sop.inria.fr/lemme/Yves.Bertot/coqart.html
D. Bjorner. Software Engineering 1 : Abstraction And Modelling. Springer Verlag, 2005.
D. Bjorner. Software Engineering 2: Specification Of Systems And Languages. Springer Verlag, 2005.
D. Bjorner. Software Engineering 3: Domains, Requirements, And Software Design. Springer Verlag, 2005.
E.M. Clarke, O. Grumberg, and D Peled. Model Checking. MIT Press, 2000.
J. Cooke. Constructing correct software. Formal approaches to computing and information technology. Springer Verlag, 2005.
E. Gimenez. A tutorial on recursive types in Coq. http://coq.inria.fr/doc-eng.html
K. Lano and H. Haugthon. Specification in B: An Introduction using the B Toolkit. Imperial College Press, 1996.
David Makinson. Sets, Logic and Maths for Computing. Springer Publishing Company, Incorporated, 1 edition, 2008.
J-F. Monin. Understanding Formal Methods. Springer Verlag, 2002. Translation editor M. Hinchey.
H. R. Nielson, F. Nielson, and C. L. Hankin. Principles of Program Analysis. Springer-Verlag, 1999.
B. C. Pierce. Types and Programming Languages. MIT Press, 2002.
B. C. Pierce, editor. Advanced Topics in Types and Programming Languages. MIT Press, 2005.
S. Schneider. The B-Method: An Introduction. Cornerstones of Computing series. Palgrave, 2001.
Coq Development Team. Reference manual of the Coq theorem prover. http://coq.inria.fr/doc-eng.html
Coq Development Team. A tutorial of the Coq theorem prover. http://coq.inria.fr/doc-eng.html
R. D. Tennent. Specifying Software. A Hands-On Introduction. Cambridge University Press, 2002.
A. S. Troelstra and H. Schwichtenberg. Basic proof theory. Cambridge University Press, New York, NY, USA, 1996.
D. van Dalen. Logic and Structure. Springer Verlag, Berlin, Germany, 1983.