Teoria da Computação
(cod.5384)

Ano lectivo 2007/2008

Existem limites à capacidade de resolução de problemas por um computador, mesmo na hipótese “idealista” de ausência de restrições, que sejam essas o tempo (de execução) ou o espaço (memória). Para delinear esses limites, visaremos:
  1. perceber a capacidade de computação das máquinas, assim como os seus limites teóricos. Precisaremos de definir formalmente o que é e o que não é um programa, um algoritmo, ou mais genericamente o que é um tratamento efectivo;
  2. perceber os conceitos que fundamentam as linguagens de programação. Precisaremos de determinar e estudar formalmente as construções que determinam a expressividade (ou capacidade de computação) das linguagens de programação assim como o comportamento dos programas.

A avaliação será constituída por duas componentes: a componente prática e a componente teórica.
Fraudes
A equipa docente gostaria de realçar que qualquer tipo de fraude em qualquer dos itens desta disciplina implica a reprovação automática do aluno faltoso, podendo ainda vir a ser este alvo de processo disciplinar. Listamos a seguir as diferentes componentes da avaliação.

5.1  Componente Prática

5.2  Componente Teórica

A avaliação da componente teórica consiste numa frequência, agendada para a primeira aula teórica do mês de Janeiro de 2008. Desta prova resulta a Nota da Componente Teórica (NCT, 20 valores).

5.3  Avaliação Contínua

A nota da avaliação contínua é determinada como a média da componente prática com a componente teórica.

6  Calendário das Aulas

Ver tabela 1

Sem. Teórica Práticas Sem. Teórica Práticas Sem. Teórica Práticas Sem. Teórica Práticas
1 Intro OCaml 5 FSM FSM(*) 9 PDA PDA 13 Church Church
2 Intro OCaml 6 Gram FSM 10 MT PDA 14 Frequência Church
3 FSM OCaml(*) 7 Gram Gram(*) 11 MT MT 15 Indec. Church
4 FSM OCaml 8 PDA Gram 12 Church MT(*) 16 Indec. Indec.(*)
(*) - Entrega de Trabalho

Table 1: Aulas T + Aulas P

8  Material Pedagógico e Funcionamento da Disciplina

Os Apontamentos serão atempadamente disponibilizados nas aulas e no site dos e-conteúdos. É esperado e assumido que o aluno tenha lido os acetatos referentes ao capítulo em curso antes das aulas teóricas.

Tipo de aula Horário Sala Docente
Teórica Quinta-Feira das 14h00 às 16h00 6.02 S. Melo de Sousa
Práticas Laboratóriais 1 Segunda-Feira das 9h00 às 11h00 6.14 P. Crocker
Práticas Laboratóriais 2 Terça-Feira das 16h00 às 18h00 6.14 P. Crocker
Práticas Laboratóriais 3 Quarta-Feira das 11h00 às 13h00 6.14 S. Melo de Sousa
Práticas Laboratóriais 4 Sexta-Feira das 14h00 às 16h00 6.14 S. Melo de Sousa
Práticas Laboratóriais 5 Sexta-Feira das 16h00 às 18h00 6.14 S. Melo de Sousa

<\TR>
Horário Docente
Quarta-Feira das 16h00 às 18h00 S. Melo de Sousa
Quinta-Feira das 11h00 Às 13h00 <\TD> S. Melo de Sousa

11  Bibliografia Principal

As referencias principais são: [4, 5, 7, 2] utilizaremos ocasionalmente as referências [3, 6, 1].

A. Arnold and I. Guessarian. Mathematics for Computer Science. Prentice-Hall, 1996.
Harry R. Lewis and Christos H. Papadimitriou. Elements of the Theory of Computation. Prentice Hall PTR, Upper Saddle River, NJ, USA, 1997.
P. Linz. An introduction to formal languages and automata. Jones and Bartlett Publisher, 2006.
M. Sipser. Introducton to the Theory of Computation. PWS Publishing, 2006.
Pierre Wolper. Introduction à la Calculabilité. Dunod, PAris, France, 3 edition, 2006.