Fiabilidade dos Sistemas Informáticos
(cod.2836)

Ano lectivo 2005/2006

Esta página no formato pdf, no formato ps

2  Equipa Docente

Simão Melo de Sousa (regente) - Gabinete 4.3.

4  Competências

Os alunos deverão ficar aptos em construir e especificar formalmente um sistema informático, comprovar a correcção desta última e preparados para abordar as fases de prototipagem rápida e produção de implementações

A avaliação será realizada por exame e avaliação contínua. Listamos a seguir as diferentes componentes da avaliação.

6.1  Avaliação Contínua

A avaliação contínua mede em termos práticos a acquisição dos conceitos expostos. Como tal é baseada na realização, durante o semestre lectivo, de dois trabalhos entregue à equipa docente, cada um deles dando origem a uma defesa.

Esta avaliação resultará na atribuição da Nota da Componente Prática (NCP).

Esta nota é calculada como a média das notas atribuídas às duas partes do trabalho.

6.1.1  Fraudes

A equipa docente gostaria de realçar que qualquer tipo de fraude em qualquer dos itens desta disciplina implica a reprovação automática do aluno faltoso, podendo ainda vir a ser alvo de processo disciplinar.

6.2  Avaliação por Prova Escrita

A avaliação da acquisição de conceitos teóricos é baseado numa prova escrita, em concreto, uma frequência (e, se esta não for suficiente para a aprovação, um exame). Esta avaliação resultará na atribuição da Nota da Prova Escrita (NPE). Note que a nota de exame virá substituir a nota de frequência caso seja necessário recorrer ao exame para a aprovação à disciplina.

6.3  Notas Mínimas

Será igualmente instaurado um regime de notas mínimas como critério de validação da nota final. Esses mínimos (de aprovação) são: Uma nota abaixo desses valores implica reprovação à disciplina.

6.4  Nota Final

Assim a nota final da disciplina é determinada de acordo com a seguinte fórmula:
NF =

se (NPE >= 8) e (NCP >= 8)
então

NCP + NPE
senão Reprovado
onde

NF = Nota Final (20 valores)
NPE = Nota da Prova Escrita (exame ou frequência) (20 valores)
NCP = Nota Componente Prática (20 valores)

8  Material Pedagógico

Acetatos manuscritos.

9  Trabalhos Práticos - Definição

...por definir

Tipo de aula Horário Sala
Teórica Quinta-Feira das 14h00 às 16h00 6.02
Teórica-Prática Sexta-Feira das 14h00 às 15h00 6.14
Prática Sexta-Feira das 15h00 às 17h00 6.14

Quinta-Feira das 10h00 às 13h00
Sexta-Feira das 9h00 às 10h00 e das 17h00 às 18h00

J.-R. Abrial. The B-Book: Assigning Programs to Meanings. Cambridge University Press, 1996.

K. R. Apt and E.-R. Olderog. Verification of Sequential and Concurrent Programs. Springer Verlag, 1991.

Y. Bertot and P. Casteran. Interactive Theorem Proving and Program Development Coq'Art: The Calculus of Inductive Constructions. Springer Verlag, 2004.

B. Bérard, M. Bidoit, A. Finkel, F. Laroussinie, A. Petit, L. Petrucci, and Ph. Schnoebelen. Systems and Software Verification. Model-Checking Techniques and Tools. Springer Verlag, 2001.

G. Cousineau and M. Mauny. The functional approach to programming. Cambridge University Press, 1998.

O. Grumberg E. M. Clarke and D. A. Peled. Model Checking. MIT Press, 2000.

H. R. Nielson F. Nielson and C. L. Hankin. Principles of Program Analysis. Springer-Verlag, 1999.

X. Leroy and P. Weis. Le Language Caml. iia, Inter Edition, 1993.

X. Leroy and P. Weis. Manuel de Référence du Language Caml. iia, Inter Edition, 1993.

J. Mitchell. Foundation for Programming Languages. Foundations of Computing, MIT Press, 1996.

J-F. Monin. Understanding Formal Methods. Springer Verlag, 2002.

H. R. Nielson and F. Nielson. Semantics with Applications. John Wiley & Sons, Chichester, 1993. http://www.daimi.au.dk/~bra8130/Wiley_book/wiley.html

OCaml Development Team. The Objective Caml system:Documentation and user's manual, 2004. http://caml.inria.fr/pub/docs/manual-ocaml/index.html

R. D. Tennent. Specifying Software. A Hands-On Introduction. Cambridge University Press, 2002.

Enviar comentários e dúvidas para (anti-spam, retire os UUU) : desousaUUU@UUUdi.ubi.pt